Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbellini,Valéria Lamb
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000200009
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo resgatar, a partir da década de 1950, no RS, práticas discursivas e não discursivas, de como o ensino de enfermagem foi se redesenhando, na busca de uma profissão mais científica, menos tecnicista e como as teorias de enfermagem tiveram participação nesse processo de transformações e contradições. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para a análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Uma das análises aponta a importância que as teorias de enfermagem tiveram na validação do saber/fazer da enfermeira, entre as décadas de 1950 e 1980.
id ABEN-1_5a420b1824e73472da024e9696516aca
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672007000200009
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teóricaEducação em enfermagemEnsinoHistória da enfermagemEsta pesquisa teve como objetivo resgatar, a partir da década de 1950, no RS, práticas discursivas e não discursivas, de como o ensino de enfermagem foi se redesenhando, na busca de uma profissão mais científica, menos tecnicista e como as teorias de enfermagem tiveram participação nesse processo de transformações e contradições. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para a análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Uma das análises aponta a importância que as teorias de enfermagem tiveram na validação do saber/fazer da enfermeira, entre as décadas de 1950 e 1980.Associação Brasileira de Enfermagem2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000200009Revista Brasileira de Enfermagem v.60 n.2 2007reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672007000200009info:eu-repo/semantics/openAccessCorbellini,Valéria Lambpor2008-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672007000200009Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2008-03-24T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica
title Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica
spellingShingle Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica
Corbellini,Valéria Lamb
Educação em enfermagem
Ensino
História da enfermagem
title_short Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica
title_full Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica
title_fullStr Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica
title_full_unstemmed Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica
title_sort Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica
author Corbellini,Valéria Lamb
author_facet Corbellini,Valéria Lamb
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbellini,Valéria Lamb
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino
História da enfermagem
topic Educação em enfermagem
Ensino
História da enfermagem
description Esta pesquisa teve como objetivo resgatar, a partir da década de 1950, no RS, práticas discursivas e não discursivas, de como o ensino de enfermagem foi se redesenhando, na busca de uma profissão mais científica, menos tecnicista e como as teorias de enfermagem tiveram participação nesse processo de transformações e contradições. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para a análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Uma das análises aponta a importância que as teorias de enfermagem tiveram na validação do saber/fazer da enfermeira, entre as décadas de 1950 e 1980.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672007000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.60 n.2 2007
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303028647690240