Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbellini,Valéria Lamb
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ojeda,Beatriz Sebben, Santos,Beatriz Regina Lara dos, Creutzberg,Marion
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400021
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino de graduação na enfermagem, no Rio Grande do Sul construiu o seu saber, desde o primeiro curso, a partir da década de 1950. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Os dados indicam, dentre eles, o currículo mais integrado que busca articular teoria/prática sem fragmentação do saber e a relação ensino-aprendizagem, na qual professor e aluno são sujeitos desse processo.
id ABEN-1_789453014ea75eeaafbd4c52f4fd9c76
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672010000400021
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950Educação em enfermagemEnsinoHistória da enfermagemEssa pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino de graduação na enfermagem, no Rio Grande do Sul construiu o seu saber, desde o primeiro curso, a partir da década de 1950. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Os dados indicam, dentre eles, o currículo mais integrado que busca articular teoria/prática sem fragmentação do saber e a relação ensino-aprendizagem, na qual professor e aluno são sujeitos desse processo.Associação Brasileira de Enfermagem2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400021Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672010000400021info:eu-repo/semantics/openAccessCorbellini,Valéria LambOjeda,Beatriz SebbenSantos,Beatriz Regina Lara dosCreutzberg,Marionpor2010-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672010000400021Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2010-09-15T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950
title Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950
spellingShingle Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950
Corbellini,Valéria Lamb
Educação em enfermagem
Ensino
História da enfermagem
title_short Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950
title_full Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950
title_fullStr Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950
title_full_unstemmed Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950
title_sort Ensino de enfermagem no Rio Grande do Sul apartir de 1950
author Corbellini,Valéria Lamb
author_facet Corbellini,Valéria Lamb
Ojeda,Beatriz Sebben
Santos,Beatriz Regina Lara dos
Creutzberg,Marion
author_role author
author2 Ojeda,Beatriz Sebben
Santos,Beatriz Regina Lara dos
Creutzberg,Marion
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbellini,Valéria Lamb
Ojeda,Beatriz Sebben
Santos,Beatriz Regina Lara dos
Creutzberg,Marion
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino
História da enfermagem
topic Educação em enfermagem
Ensino
História da enfermagem
description Essa pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino de graduação na enfermagem, no Rio Grande do Sul construiu o seu saber, desde o primeiro curso, a partir da década de 1950. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Os dados indicam, dentre eles, o currículo mais integrado que busca articular teoria/prática sem fragmentação do saber e a relação ensino-aprendizagem, na qual professor e aluno são sujeitos desse processo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000400021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672010000400021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.63 n.4 2010
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030099968000