Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich,Cintia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Erdmann,Alacoque Lorenzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000500872
Resumo: RESUMO Objetivo: compreender os significados atribuídos por enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular às relações, interações e associações das práticas educativas em um hospital referência cardiovascular. Elaborar um modelo teórico explicativo com base nos significados atribuídos à luz do pensamento complexo. Método: estudo qualitativo, o qual utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como referencial metodológico. Participaram do estudo 22 profissionais de enfermagem. Resultados: os resultados apontam a necessidade de qualificação profissional para garantia da segurança do paciente, apoio institucional para a efetivação das práticas educativas, atitude de abertura e disponibilidade dialógica dos profissionais de saúde e de outras conformações institucionais para o desenvolvimento dos trabalhadores. Conclusão: o estudo apresenta um novo espaço de atuação para o enfermeiro que pode ser utilizado de forma a qualificar e potencializar a práxis em enfermagem, por conferir visibilidade à gestão do cuidado de enfermagem nas instituições de saúde.
id ABEN-1_5bc852af0cbd03c0785b8aea75a821bf
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672016000500872
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologiaEnfermagemGestão em SaúdeEducação PermanenteServiço Hospitalar de EducaçãoCardiologiaRESUMO Objetivo: compreender os significados atribuídos por enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular às relações, interações e associações das práticas educativas em um hospital referência cardiovascular. Elaborar um modelo teórico explicativo com base nos significados atribuídos à luz do pensamento complexo. Método: estudo qualitativo, o qual utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como referencial metodológico. Participaram do estudo 22 profissionais de enfermagem. Resultados: os resultados apontam a necessidade de qualificação profissional para garantia da segurança do paciente, apoio institucional para a efetivação das práticas educativas, atitude de abertura e disponibilidade dialógica dos profissionais de saúde e de outras conformações institucionais para o desenvolvimento dos trabalhadores. Conclusão: o estudo apresenta um novo espaço de atuação para o enfermeiro que pode ser utilizado de forma a qualificar e potencializar a práxis em enfermagem, por conferir visibilidade à gestão do cuidado de enfermagem nas instituições de saúde.Associação Brasileira de Enfermagem2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000500872Revista Brasileira de Enfermagem v.69 n.5 2016reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167-2015-0032info:eu-repo/semantics/openAccessKoerich,CintiaErdmann,Alacoque Lorenzinipor2017-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672016000500872Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2017-02-17T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
title Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
spellingShingle Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
Koerich,Cintia
Enfermagem
Gestão em Saúde
Educação Permanente
Serviço Hospitalar de Educação
Cardiologia
title_short Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
title_full Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
title_fullStr Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
title_full_unstemmed Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
title_sort Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
author Koerich,Cintia
author_facet Koerich,Cintia
Erdmann,Alacoque Lorenzini
author_role author
author2 Erdmann,Alacoque Lorenzini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerich,Cintia
Erdmann,Alacoque Lorenzini
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Gestão em Saúde
Educação Permanente
Serviço Hospitalar de Educação
Cardiologia
topic Enfermagem
Gestão em Saúde
Educação Permanente
Serviço Hospitalar de Educação
Cardiologia
description RESUMO Objetivo: compreender os significados atribuídos por enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular às relações, interações e associações das práticas educativas em um hospital referência cardiovascular. Elaborar um modelo teórico explicativo com base nos significados atribuídos à luz do pensamento complexo. Método: estudo qualitativo, o qual utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como referencial metodológico. Participaram do estudo 22 profissionais de enfermagem. Resultados: os resultados apontam a necessidade de qualificação profissional para garantia da segurança do paciente, apoio institucional para a efetivação das práticas educativas, atitude de abertura e disponibilidade dialógica dos profissionais de saúde e de outras conformações institucionais para o desenvolvimento dos trabalhadores. Conclusão: o estudo apresenta um novo espaço de atuação para o enfermeiro que pode ser utilizado de forma a qualificar e potencializar a práxis em enfermagem, por conferir visibilidade à gestão do cuidado de enfermagem nas instituições de saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000500872
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000500872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167-2015-0032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.69 n.5 2016
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303033284493312