Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000500872 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: compreender os significados atribuídos por enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular às relações, interações e associações das práticas educativas em um hospital referência cardiovascular. Elaborar um modelo teórico explicativo com base nos significados atribuídos à luz do pensamento complexo. Método: estudo qualitativo, o qual utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como referencial metodológico. Participaram do estudo 22 profissionais de enfermagem. Resultados: os resultados apontam a necessidade de qualificação profissional para garantia da segurança do paciente, apoio institucional para a efetivação das práticas educativas, atitude de abertura e disponibilidade dialógica dos profissionais de saúde e de outras conformações institucionais para o desenvolvimento dos trabalhadores. Conclusão: o estudo apresenta um novo espaço de atuação para o enfermeiro que pode ser utilizado de forma a qualificar e potencializar a práxis em enfermagem, por conferir visibilidade à gestão do cuidado de enfermagem nas instituições de saúde. |
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Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologiaEnfermagemGestão em SaúdeEducação PermanenteServiço Hospitalar de EducaçãoCardiologiaRESUMO Objetivo: compreender os significados atribuídos por enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular às relações, interações e associações das práticas educativas em um hospital referência cardiovascular. Elaborar um modelo teórico explicativo com base nos significados atribuídos à luz do pensamento complexo. Método: estudo qualitativo, o qual utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como referencial metodológico. Participaram do estudo 22 profissionais de enfermagem. Resultados: os resultados apontam a necessidade de qualificação profissional para garantia da segurança do paciente, apoio institucional para a efetivação das práticas educativas, atitude de abertura e disponibilidade dialógica dos profissionais de saúde e de outras conformações institucionais para o desenvolvimento dos trabalhadores. Conclusão: o estudo apresenta um novo espaço de atuação para o enfermeiro que pode ser utilizado de forma a qualificar e potencializar a práxis em enfermagem, por conferir visibilidade à gestão do cuidado de enfermagem nas instituições de saúde.Associação Brasileira de Enfermagem2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000500872Revista Brasileira de Enfermagem v.69 n.5 2016reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167-2015-0032info:eu-repo/semantics/openAccessKoerich,CintiaErdmann,Alacoque Lorenzinipor2017-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672016000500872Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2017-02-17T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
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