Vislumbrando a gestão das práticas de educação permanente na enfermagem em uma instituição cardiovascular à luz da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich, Cintia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132444
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
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spelling Vislumbrando a gestão das práticas de educação permanente na enfermagem em uma instituição cardiovascular à luz da complexidadeEnfermagemCuidados de enfermagemEducação em saúdeCardiologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.A necessidade de novos modelos de gestão suscita discussões acerca de uma gestão mais participativa que integre a equipe de trabalho nas discussões, decisões e aperfeiçoamento no trabalho. Assim, o enfermeiro, ao gerenciar as práticas de educação permanente possibilita a abertura de novos espaços aos trabalhadores na instituição favorecendo um cuidado mais qualificado. É esperado que o enfermeiro ao compreender a complexidade da problemática das doenças cardiovasculares e suas complexas relações e inter-relações no processo de saúde-doença, em especial em um ambiente de cuidado complexo, como é o caso da instituição hospitalar, seja capaz de discutir estratégias a fim de favorecer a gestão do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular. Tendo o ambiente de trabalho como espaço para práticas educativas e de produção de serviços, é capaz de promover um cuidado criativo, humano e comprometido com fatores que proporcionem um cuidado integral e de qualidade. O estudo teve como questão de pesquisa: Como os enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular experienciam as relações, interações e associações da prática da educação permanente em um hospital referência cardiovascular? E que significados atribuem a estas experiências? Desta forma, buscou-se compreender os significados atribuídos por enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular às relações, interações e associações da prática da educação permanente em um hospital referência cardiovascular de Santa Catarina. Assim como elaborar um modelo teórico explicativo a partir dos significados atribuídos por enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem ao indivíduo acometido por doença cardiovascular às relações, interações e associações da prática da educação permanente àluz do pensamento complexo. Utilizou-se como referencial metodológico a Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e como referencial teórico o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Participaram do estudo 22 profissionais da enfermagem, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, os quais constituíram 3 grupos amostrais. Para organização dos dados das entrevistas foi utilizado o software NVIVO®10. A coleta e análise dos dados ocorreram simultaneamente, entre junho e outubro de 2014, seguindo as etapas propostas pela TFD: codificação aberta, axial e seletiva. Desse processo emergiu o fenômeno: Vislumbrando a gestão das práticas de educação permanente na emergência do cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia resultado da inter-relação das cinco categorias que expuseram o modelo teórico aqui apresentado, sendo estas: Identificando necessidades de conhecimento e aperfeiçoamento profissional em cardiologia a fim de promover a segurança do paciente; Revelando as especificidades do cenário e o apoio incipiente da instituição referência frente às práticas de educação no trabalho; Percebendo potencialidades e fragilidades para gestão das práticas de educação permanente na instituição; Buscando estratégias para gestão das práticas de educação permanente diante da adesão incipiente às práticas tradicionais e Desvelando outras configurações para gestão das práticas de educação no trabalho a fim de alcançar um cuidado de excelência. Torna-se evidente a emergência de novos modelos de práticas de educação no trabalho que envolva os profissionais em uma relação dialógica e de cooperação, respeitando os enfoques tradicionais, porém considerando que práticas educacionais, como cursos e palestras, pontuais e isoladas já não correspondem às necessidades dos profissionais de saúde, dos usuários e da própria instituição. Assim, espera-se uma lógica para educação no trabalho que esteja orientada para a transformação dos serviços de saúde e comprometida permanentemente com o desenvolvimento de seus trabalhadores, considerando que as mudanças necessárias vão além da necessidade de conhecimentos específicos apontando para mudanças no próprio contexto institucional.<br>Abstract : New management models needed bring discussions about a more participatory management that integrates the work team in the discussions, decisions and improvement at work. Therefore, when the nurse manages the permanent education practices, he enables the opening of new spaces for workers at the institution favoring a more qualified care. It is expected that when the nurse understands the complexity of the problem of cardiovascular diseases and their complex relationships and interrelationships in the health-disease process, especially in an environment of complex care, such as hospital institution, he is able to discuss strategies to facilitate the nursing care management to the individual with cardiovascular disease. Having the work place for educational practices and production of services, he is able to promote a creative, human care and committed to factors to provide a comprehensive and quality care. The research question of the study was: How do nursing managers of nursing care to the individual with cardiovascular disease experience the relationships, interactions and associations practice of permanent education in a reference cardiovascular hospital? And what are the meanings attributed to these experiences? Thus, it was sought to understand the meaning of relations, interactions and associations of the practice of permanent education in a reference cardiovascular hospital of Santa Catarina given by nursing care managers to the individual with cardiovascular disease. In addition, elaborate theoretical model to explain relations, interactions and associations of the practice of permanent education based on complex thinking by the meanings given by nursing care managers to the individual with cardiovascular disease. As methodological reference, Grounded Theory (GT) was used and as a theoretical reference, the complex thinking proposed by Edgar Morin was used. In this study 22nursing professionals participated, including nurses and nursing technicians, which constituted 3 sample groups. For organization of data of the interviews, the NVIVO®10 software was used. The data collection and analysis occurred simultaneously, between June and October 2014, by following the steps proposed by the GT: open, axial and selective coding. From this process, a phenomenon has surged: Glimpsing the management of permanent education practices in qualified emergency nursing care in cardiology, result from the interrelation of the five categories showing the theoretical model presented here: Identifying professional needs for knowledge and training in cardiology in order to promote patient safety; Revealing the specifics of the scenario and the incipient support to reference institution education practice at work; Realizing potentialities and weaknesses to management of permanent education practices at the institution; Seeking strategies for the management of permanent education practices on incipient accession to traditional practices; and Unveiling other settings for management of education practices at work in order to achieve a care of excellence. It is evident the emergence of new models of education practices at work involving the professionals in a dialogical and cooperation relationship, respecting the traditional approaches, but considering the educational practices, such as courses and lectures, punctual and isolated no longer corresponding to the needs of health professionals, and users of the institution itself. Thus, it is expected a logic to education at work that is oriented to the transformation of the health services and committed permanently with the development of its workers, considering the necessary changes are beyond the need for specific knowledge pointing to changes in the institutional context.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Cintia2015-04-29T21:05:55Z2015-04-29T21:05:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 p.| il.application/pdf332961https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132444porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-29T21:05:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132444Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-29T21:05:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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