Cuidado prestado pelo acadêmico de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal na ótica da mãe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco,Sandra Teixeira de Araújo
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Valle,Elizabeth Ranier Martins do, Simões,Sônia Mara Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000400007
Resumo: Este estudo buscou compreender o que significa para a mãe o cuidado prestado pelo acadêmico de enfermagem a seu filho na unidade de terapia intensiva neonatal. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como suporte a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas dez mães, cujos filhos recém-nascidos estavam internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal localizada na cidade do Rio de Janeiro. A interpretação tendo como suporte filosófico o pensamento de Martin Heidegger, expresso na sua obra Ser e Tempo I, permitiu desvelar que para o ser-mãe, o acadêmico de enfermagem ao cuidar de seu filho, mostrou-se como um ser-aí solícito. As mães reconheceram neste cuidar uma relação de encontro, no qual o aluno pre-ocupou-se com o que fazia e com quem fazia, assumindo assim um modo autêntico de cuidar.
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