A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100005 |
Resumo: | Estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa realizado em unidades das redes pública e privada localizadas em Goiânia-Go., nos meses de agosto e setembro de 1997 com objetivos de averiguar o entendimento dos clientes a respeito da comunicação dos profissionais que executam os exames de alta tecnologia e detectar junto ao cliente a existência de orientação sobre o exame a ser realizado e o que sentem durante a realização destes. A população constitui-se de clientes de ambos os sexos que se submeteram a exames diagnósticos de alta tecnologia. Os dados foram coletados pelas pesquisadoras e auxiliares de pesquisa, mediante entrevista semi-estruturada entre os clientes sujeitos do estudo. Através dos resultados, concluímos que a maioria dos clientes não recebem orientação, deixaram de pedir informações sobre o exame realizado por vários motivos, inclusive receio do desconhecido. A comunicação foi restrita. Medo da dor, do resultado, desconforto foram também relatados. |
id |
ABEN-1_95da79915bb0d9a55da2019be8b97184 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71671998000100005 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologiasComunicaçãoClientesNovas tecnologiasEstudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa realizado em unidades das redes pública e privada localizadas em Goiânia-Go., nos meses de agosto e setembro de 1997 com objetivos de averiguar o entendimento dos clientes a respeito da comunicação dos profissionais que executam os exames de alta tecnologia e detectar junto ao cliente a existência de orientação sobre o exame a ser realizado e o que sentem durante a realização destes. A população constitui-se de clientes de ambos os sexos que se submeteram a exames diagnósticos de alta tecnologia. Os dados foram coletados pelas pesquisadoras e auxiliares de pesquisa, mediante entrevista semi-estruturada entre os clientes sujeitos do estudo. Através dos resultados, concluímos que a maioria dos clientes não recebem orientação, deixaram de pedir informações sobre o exame realizado por vários motivos, inclusive receio do desconhecido. A comunicação foi restrita. Medo da dor, do resultado, desconforto foram também relatados.Associação Brasileira de Enfermagem1998-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100005Revista Brasileira de Enfermagem v.51 n.1 1998reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671998000100005info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Carmen Luci R.Barbosa,Maria AlvesTeixeira,Maria Eunice M.Coelho,Renata Benevidespor2014-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671998000100005Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-11-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias |
title |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias |
spellingShingle |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias Lopes,Carmen Luci R. Comunicação Clientes Novas tecnologias |
title_short |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias |
title_full |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias |
title_fullStr |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias |
title_full_unstemmed |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias |
title_sort |
A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias |
author |
Lopes,Carmen Luci R. |
author_facet |
Lopes,Carmen Luci R. Barbosa,Maria Alves Teixeira,Maria Eunice M. Coelho,Renata Benevides |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa,Maria Alves Teixeira,Maria Eunice M. Coelho,Renata Benevides |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes,Carmen Luci R. Barbosa,Maria Alves Teixeira,Maria Eunice M. Coelho,Renata Benevides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Clientes Novas tecnologias |
topic |
Comunicação Clientes Novas tecnologias |
description |
Estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa realizado em unidades das redes pública e privada localizadas em Goiânia-Go., nos meses de agosto e setembro de 1997 com objetivos de averiguar o entendimento dos clientes a respeito da comunicação dos profissionais que executam os exames de alta tecnologia e detectar junto ao cliente a existência de orientação sobre o exame a ser realizado e o que sentem durante a realização destes. A população constitui-se de clientes de ambos os sexos que se submeteram a exames diagnósticos de alta tecnologia. Os dados foram coletados pelas pesquisadoras e auxiliares de pesquisa, mediante entrevista semi-estruturada entre os clientes sujeitos do estudo. Através dos resultados, concluímos que a maioria dos clientes não recebem orientação, deixaram de pedir informações sobre o exame realizado por vários motivos, inclusive receio do desconhecido. A comunicação foi restrita. Medo da dor, do resultado, desconforto foram também relatados. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71671998000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.51 n.1 1998 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303025389764608 |