Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400003 |
Resumo: | O texto desenvolve idéias desencadeadas a partir de reflexões contidas no artigo que ancora esta seção de debate acerca das diretrizes curriculares nacionais, quais sejam: as idéias de interdisciplina, do currículo como produto e produtor de cultura e identidade e a emergência da noção de competência. A partir desta discussão indica que não se pode negar que a aprendizagem é codificada disciplinarmente e curricularmente, se organiza no tempo e no espaço e se torna base cultural para uma área de conhecimento. Conclui, sugerindo que enfermeiros/docentes se voltem para si mesmos, para definir que competências precisam conquistar, como professores, para responder aos requerimentos dessa prática pedagógica. |
id |
ABEN-1_aa0e82aada207acb3096d2a3c86d801b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672003000400003 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao textodiretrizes curriculares nacionaiseducação em enfermagemcurrículos de enfermagemO texto desenvolve idéias desencadeadas a partir de reflexões contidas no artigo que ancora esta seção de debate acerca das diretrizes curriculares nacionais, quais sejam: as idéias de interdisciplina, do currículo como produto e produtor de cultura e identidade e a emergência da noção de competência. A partir desta discussão indica que não se pode negar que a aprendizagem é codificada disciplinarmente e curricularmente, se organiza no tempo e no espaço e se torna base cultural para uma área de conhecimento. Conclui, sugerindo que enfermeiros/docentes se voltem para si mesmos, para definir que competências precisam conquistar, como professores, para responder aos requerimentos dessa prática pedagógica.Associação Brasileira de Enfermagem2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400003Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672003000400003info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Flávia Regina Souzapor2011-09-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672003000400003Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-09-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto |
title |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto |
spellingShingle |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto Ramos,Flávia Regina Souza diretrizes curriculares nacionais educação em enfermagem currículos de enfermagem |
title_short |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto |
title_full |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto |
title_fullStr |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto |
title_full_unstemmed |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto |
title_sort |
Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto |
author |
Ramos,Flávia Regina Souza |
author_facet |
Ramos,Flávia Regina Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Flávia Regina Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diretrizes curriculares nacionais educação em enfermagem currículos de enfermagem |
topic |
diretrizes curriculares nacionais educação em enfermagem currículos de enfermagem |
description |
O texto desenvolve idéias desencadeadas a partir de reflexões contidas no artigo que ancora esta seção de debate acerca das diretrizes curriculares nacionais, quais sejam: as idéias de interdisciplina, do currículo como produto e produtor de cultura e identidade e a emergência da noção de competência. A partir desta discussão indica que não se pode negar que a aprendizagem é codificada disciplinarmente e curricularmente, se organiza no tempo e no espaço e se torna base cultural para uma área de conhecimento. Conclui, sugerindo que enfermeiros/docentes se voltem para si mesmos, para definir que competências precisam conquistar, como professores, para responder aos requerimentos dessa prática pedagógica. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672003000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.4 2003 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303026950045696 |