O dito e o não-dito do ser-docente-enfermeiro/a na compreensão da sensibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra,Marlene Gomes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Padoin,Stela Maris de Mello, Gonçalves,Lucia Hisako Takase, Santos,Evanguelia Kotzias Atherino dos, Erdmann,Alacoque Lorenzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000500005
Resumo: Este estudo tem o objetivo de descrever o dito e o não-dito na compreensão da sensibilidade do ser-docente-enfermeiro/a no ensino da Enfermagem. Buscou-se na fenomenologia o referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty, e suporte metodológico na fenomenologia-hermenêutica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados 19 docentes-enfermeiros/as de uma Instituição Pública de Ensino Superior do sul do Brasil, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A análise dos dados evidenciou a sensibilidade como base para desenvolver o fazer, pensar, cuidar e pesquisar. Sem a sensibilidade, as relações e interações no ensino da Enfermagem não passarão de técnicas e teorias sobre o cuidado.
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