Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000100004 |
Resumo: | O presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico. |
id |
ABEN-1_c3cb6b2a3d60141ab1add9f94633b196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71671995000100004 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)Educação de pós-graduação em enfermagemCurriculumBrasilO presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico.Associação Brasileira de Enfermagem1995-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000100004Revista Brasileira de Enfermagem v.48 n.1 1995reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671995000100004info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Rosineide Santana deMonteiro,Akemi IwataÁguila,Léa Tavares de Melo ArceTimóteo,Rosalba Pessoa de SouzaEnders,Bertha CruzGermano,Raimunda MedeirosOliveira,Francisca Valda Silva depor2015-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671995000100004Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-02-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) |
title |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) |
spellingShingle |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) Brito,Rosineide Santana de Educação de pós-graduação em enfermagem Curriculum Brasil |
title_short |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) |
title_full |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) |
title_fullStr |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) |
title_full_unstemmed |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) |
title_sort |
Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992) |
author |
Brito,Rosineide Santana de |
author_facet |
Brito,Rosineide Santana de Monteiro,Akemi Iwata Águila,Léa Tavares de Melo Arce Timóteo,Rosalba Pessoa de Souza Enders,Bertha Cruz Germano,Raimunda Medeiros Oliveira,Francisca Valda Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro,Akemi Iwata Águila,Léa Tavares de Melo Arce Timóteo,Rosalba Pessoa de Souza Enders,Bertha Cruz Germano,Raimunda Medeiros Oliveira,Francisca Valda Silva de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito,Rosineide Santana de Monteiro,Akemi Iwata Águila,Léa Tavares de Melo Arce Timóteo,Rosalba Pessoa de Souza Enders,Bertha Cruz Germano,Raimunda Medeiros Oliveira,Francisca Valda Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de pós-graduação em enfermagem Curriculum Brasil |
topic |
Educação de pós-graduação em enfermagem Curriculum Brasil |
description |
O presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71671995000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.48 n.1 1995 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303024998645760 |