Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito,Rosineide Santana de
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Monteiro,Akemi Iwata, Águila,Léa Tavares de Melo Arce, Timóteo,Rosalba Pessoa de Souza, Enders,Bertha Cruz, Germano,Raimunda Medeiros, Oliveira,Francisca Valda Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000100004
Resumo: O presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico.
id ABEN-1_c3cb6b2a3d60141ab1add9f94633b196
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71671995000100004
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)Educação de pós-graduação em enfermagemCurriculumBrasilO presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico.Associação Brasileira de Enfermagem1995-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000100004Revista Brasileira de Enfermagem v.48 n.1 1995reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671995000100004info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Rosineide Santana deMonteiro,Akemi IwataÁguila,Léa Tavares de Melo ArceTimóteo,Rosalba Pessoa de SouzaEnders,Bertha CruzGermano,Raimunda MedeirosOliveira,Francisca Valda Silva depor2015-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671995000100004Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-02-06T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
title Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
spellingShingle Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
Brito,Rosineide Santana de
Educação de pós-graduação em enfermagem
Curriculum
Brasil
title_short Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
title_full Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
title_fullStr Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
title_full_unstemmed Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
title_sort Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)
author Brito,Rosineide Santana de
author_facet Brito,Rosineide Santana de
Monteiro,Akemi Iwata
Águila,Léa Tavares de Melo Arce
Timóteo,Rosalba Pessoa de Souza
Enders,Bertha Cruz
Germano,Raimunda Medeiros
Oliveira,Francisca Valda Silva de
author_role author
author2 Monteiro,Akemi Iwata
Águila,Léa Tavares de Melo Arce
Timóteo,Rosalba Pessoa de Souza
Enders,Bertha Cruz
Germano,Raimunda Medeiros
Oliveira,Francisca Valda Silva de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito,Rosineide Santana de
Monteiro,Akemi Iwata
Águila,Léa Tavares de Melo Arce
Timóteo,Rosalba Pessoa de Souza
Enders,Bertha Cruz
Germano,Raimunda Medeiros
Oliveira,Francisca Valda Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de pós-graduação em enfermagem
Curriculum
Brasil
topic Educação de pós-graduação em enfermagem
Curriculum
Brasil
description O presente estudo tem o propósito de analisar alguns aspectos dos cursos de pós-graduação lato sensu, do Departamento de Enfermagem da UFRN, além de conhecer as perspectivas de discentes e docentes dos referidos cursos. Para o desenvolvimento do processo metodológico, foram aplicados 67 questionários, distribuídos entre 14 professores e 53 alunos egressosdoscursos. Utilizou-se ainda, como fontede pesquisa, levantamento da produção acadêmica dos docentes, relatórios de cursos de especialização, avaliações parciais das disciplinas dos cursos, nos anos de 1989 a 1991 e relatório do I Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação do Departamento de Enfermagem (1992). Os resultados foram positivos, contudo apontam alguns aspectos a serem analisados, para a melhoria do ensino de pós-graduação, tais como: revisão de grade cumcular, ampliação do espaço físico e aumento do acervo bibliográfico.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71671995000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.48 n.1 1995
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303024998645760