Exame físico: opiniões e percepções de alunos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo,Denise de Andrade Dias
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Julian,Carmen Maria Casquel Monti, Bocchi,Silvia Cristina Mangini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671995000400004
Resumo: Este estudo visou conhecer as oplnloes e percepções dos alunos de graduação em enfermagem acerca do exame físico no âmbito do conceito, dificuldades, utilização de informações médicas, assim como a visão do processo ensino-aprendizagem sobre a temática em questão. As autoras chegaram as seguintes conclusões: -os conceitos emitidos por eles demonstram a relevância do procedimento à assistência de enfermagem, divergindo quanto ao que avaliar; -o procedimento é considerado pelos mesmos como sempre necessário para a assistência de enfermagem, porém suas dificuldades estão relacionadas à falta de embasamento teórico-prático, despreparo dos docentes, tempo limitado nos estágios e falta de espaço físico adequado para realização do procedimento; -os conhecimentos teórico-práticos oferecidos pelos cursos de graduação não são suficientes para execução do exame físico; -manifestam insegurança na realização do exame físico, principalmente no procedimento de ausculta; -revelam que apesar do exame físico acarretar exposição ao paciente, o enfermeiro não deve deixar de realizá-lo em detrimento deste ser executado por outro profissional; dizem utilizar informações médicas para a execução do exame físico, porém este fato necessitaria de investigações para elucidar de quais dados estão servindo-se e porque os utilizam.
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