Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas,Maristela Inês Osawa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ximenes,Lorena Barbosa, Jorge,Maria Salete Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600006
Resumo: Artigo produzido a partir da tese de doutorado: "A Educação em Saúde nos cenários de ensino-aprendizagem: representações de docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)", cujo objetivo foi apreender o sentido das representações elaboradas por professores e alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, sobre Educação em Saúde. Os resultados aqui apresentados provêm do Teste de Associação Livre de Palavras. Foi possível inferir que as representações dos estudantes iniciantes estão no núcleo do estabelecido pelo senso comum, considerando a saúde de forma reducionista, própria do modelo biomédico. Os estudantes concludentes evidenciam um conceito positivo de saúde, o que aponta para uma mudança conceitual, influenciada pelas vivências teórico-práticas durante a graduação.
id ABEN-1_e141a5b00bf665901007b5c792c13ad1
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672007000600006
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagemEducação em saúdeProgramas de graduação em enfermagemEducação em enfermagemArtigo produzido a partir da tese de doutorado: "A Educação em Saúde nos cenários de ensino-aprendizagem: representações de docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)", cujo objetivo foi apreender o sentido das representações elaboradas por professores e alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, sobre Educação em Saúde. Os resultados aqui apresentados provêm do Teste de Associação Livre de Palavras. Foi possível inferir que as representações dos estudantes iniciantes estão no núcleo do estabelecido pelo senso comum, considerando a saúde de forma reducionista, própria do modelo biomédico. Os estudantes concludentes evidenciam um conceito positivo de saúde, o que aponta para uma mudança conceitual, influenciada pelas vivências teórico-práticas durante a graduação.Associação Brasileira de Enfermagem2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600006Revista Brasileira de Enfermagem v.60 n.6 2007reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672007000600006info:eu-repo/semantics/openAccessChagas,Maristela Inês OsawaXimenes,Lorena BarbosaJorge,Maria Salete Bessapor2008-01-08T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672007000600006Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2008-01-08T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
title Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
spellingShingle Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
Chagas,Maristela Inês Osawa
Educação em saúde
Programas de graduação em enfermagem
Educação em enfermagem
title_short Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
title_full Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
title_fullStr Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
title_full_unstemmed Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
title_sort Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
author Chagas,Maristela Inês Osawa
author_facet Chagas,Maristela Inês Osawa
Ximenes,Lorena Barbosa
Jorge,Maria Salete Bessa
author_role author
author2 Ximenes,Lorena Barbosa
Jorge,Maria Salete Bessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas,Maristela Inês Osawa
Ximenes,Lorena Barbosa
Jorge,Maria Salete Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Programas de graduação em enfermagem
Educação em enfermagem
topic Educação em saúde
Programas de graduação em enfermagem
Educação em enfermagem
description Artigo produzido a partir da tese de doutorado: "A Educação em Saúde nos cenários de ensino-aprendizagem: representações de docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)", cujo objetivo foi apreender o sentido das representações elaboradas por professores e alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, sobre Educação em Saúde. Os resultados aqui apresentados provêm do Teste de Associação Livre de Palavras. Foi possível inferir que as representações dos estudantes iniciantes estão no núcleo do estabelecido pelo senso comum, considerando a saúde de forma reducionista, própria do modelo biomédico. Os estudantes concludentes evidenciam um conceito positivo de saúde, o que aponta para uma mudança conceitual, influenciada pelas vivências teórico-práticas durante a graduação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672007000600006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.60 n.6 2007
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303028733673472