Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600006 |
Resumo: | Artigo produzido a partir da tese de doutorado: "A Educação em Saúde nos cenários de ensino-aprendizagem: representações de docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)", cujo objetivo foi apreender o sentido das representações elaboradas por professores e alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, sobre Educação em Saúde. Os resultados aqui apresentados provêm do Teste de Associação Livre de Palavras. Foi possível inferir que as representações dos estudantes iniciantes estão no núcleo do estabelecido pelo senso comum, considerando a saúde de forma reducionista, própria do modelo biomédico. Os estudantes concludentes evidenciam um conceito positivo de saúde, o que aponta para uma mudança conceitual, influenciada pelas vivências teórico-práticas durante a graduação. |
id |
ABEN-1_e141a5b00bf665901007b5c792c13ad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672007000600006 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagemEducação em saúdeProgramas de graduação em enfermagemEducação em enfermagemArtigo produzido a partir da tese de doutorado: "A Educação em Saúde nos cenários de ensino-aprendizagem: representações de docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)", cujo objetivo foi apreender o sentido das representações elaboradas por professores e alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, sobre Educação em Saúde. Os resultados aqui apresentados provêm do Teste de Associação Livre de Palavras. Foi possível inferir que as representações dos estudantes iniciantes estão no núcleo do estabelecido pelo senso comum, considerando a saúde de forma reducionista, própria do modelo biomédico. Os estudantes concludentes evidenciam um conceito positivo de saúde, o que aponta para uma mudança conceitual, influenciada pelas vivências teórico-práticas durante a graduação.Associação Brasileira de Enfermagem2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600006Revista Brasileira de Enfermagem v.60 n.6 2007reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672007000600006info:eu-repo/semantics/openAccessChagas,Maristela Inês OsawaXimenes,Lorena BarbosaJorge,Maria Salete Bessapor2008-01-08T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672007000600006Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2008-01-08T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem |
title |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem |
spellingShingle |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem Chagas,Maristela Inês Osawa Educação em saúde Programas de graduação em enfermagem Educação em enfermagem |
title_short |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem |
title_full |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem |
title_fullStr |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem |
title_sort |
Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem |
author |
Chagas,Maristela Inês Osawa |
author_facet |
Chagas,Maristela Inês Osawa Ximenes,Lorena Barbosa Jorge,Maria Salete Bessa |
author_role |
author |
author2 |
Ximenes,Lorena Barbosa Jorge,Maria Salete Bessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas,Maristela Inês Osawa Ximenes,Lorena Barbosa Jorge,Maria Salete Bessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Programas de graduação em enfermagem Educação em enfermagem |
topic |
Educação em saúde Programas de graduação em enfermagem Educação em enfermagem |
description |
Artigo produzido a partir da tese de doutorado: "A Educação em Saúde nos cenários de ensino-aprendizagem: representações de docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)", cujo objetivo foi apreender o sentido das representações elaboradas por professores e alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, sobre Educação em Saúde. Os resultados aqui apresentados provêm do Teste de Associação Livre de Palavras. Foi possível inferir que as representações dos estudantes iniciantes estão no núcleo do estabelecido pelo senso comum, considerando a saúde de forma reducionista, própria do modelo biomédico. Os estudantes concludentes evidenciam um conceito positivo de saúde, o que aponta para uma mudança conceitual, influenciada pelas vivências teórico-práticas durante a graduação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672007000600006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.60 n.6 2007 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303028733673472 |