Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy,Christine Baccarat de
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Souza,Nádia Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300005
Resumo: O estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades, dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construiram e implementaram o Módulo I, do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.
id ABEN-1_e42c6af744566856b4694437886fa031
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672001000300005
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentesenfermagemcurrículo integradoeducação em enfermagemmudança curricular na enfermagemO estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades, dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construiram e implementaram o Módulo I, do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.Associação Brasileira de Enfermagem2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300005Revista Brasileira de Enfermagem v.54 n.3 2001reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672001000300005info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy,Christine Baccarat deSouza,Nádia Aparecida depor2014-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672001000300005Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-08-14T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
title Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
spellingShingle Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
Godoy,Christine Baccarat de
enfermagem
currículo integrado
educação em enfermagem
mudança curricular na enfermagem
title_short Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
title_full Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
title_fullStr Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
title_full_unstemmed Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
title_sort Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
author Godoy,Christine Baccarat de
author_facet Godoy,Christine Baccarat de
Souza,Nádia Aparecida de
author_role author
author2 Souza,Nádia Aparecida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy,Christine Baccarat de
Souza,Nádia Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
currículo integrado
educação em enfermagem
mudança curricular na enfermagem
topic enfermagem
currículo integrado
educação em enfermagem
mudança curricular na enfermagem
description O estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades, dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construiram e implementaram o Módulo I, do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672001000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.54 n.3 2001
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026308317184