Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Jussara Gue
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Massaroli, Aline, Lazzari, Daniele Delacanal, Luz, Juliana Homem da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4044
Resumo: Objetivo: conhecer quais assuntos tem sido abordados e debatidos nas investigações sobre currículo nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, no período de 2000 a 2013. Método: utilizaram-se os pressupostos da revisão integrativa de literatura nas bases de dados LILACS, SCIELO, BDENF e ERIC. A análise dos dados foi organizada a partir da pré-análise, exploração do material e, tratamento e interpretação dos resultados. Resultados: foram selecionados 36 artigos, que possibilitaram a definição de três categorias: Pressupostos das reformas curriculares; Características da formação profissional de enfermeiros e Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem e os currículos. Conclusão: verificou-se aderência dos estudos á legislação pertinente, e a ênfase na necessidade de formação profissional fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde. Descritores: enfermagem; currículo; educação em enfermagem; educação.
id UNIRIO-2_3588d31065b32ea68a4ba9c69ecb757e
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/4044
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature reviewenfermagemcurrículoeducação em enfermagemeducação.enfermagemcurrículoeducação em enfermagemeducação.Objetivo: conhecer quais assuntos tem sido abordados e debatidos nas investigações sobre currículo nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, no período de 2000 a 2013. Método: utilizaram-se os pressupostos da revisão integrativa de literatura nas bases de dados LILACS, SCIELO, BDENF e ERIC. A análise dos dados foi organizada a partir da pré-análise, exploração do material e, tratamento e interpretação dos resultados. Resultados: foram selecionados 36 artigos, que possibilitaram a definição de três categorias: Pressupostos das reformas curriculares; Características da formação profissional de enfermeiros e Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem e os currículos. Conclusão: verificou-se aderência dos estudos á legislação pertinente, e a ênfase na necessidade de formação profissional fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde. Descritores: enfermagem; currículo; educação em enfermagem; educação.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão integrativa de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/404410.9789/2175-5361.2017.v9i1.265-272Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 1 (2017); 265-272Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 1 (2017); 265-272Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 1 (2017); 265-2722175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4044/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4044/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartini, Jussara GueMassaroli, AlineLazzari, Daniele DelacanalLuz, Juliana Homem da2017-04-18T11:48:16Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/4044Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-04-18T11:48:16Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
title Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
spellingShingle Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
Martini, Jussara Gue
enfermagem
currículo
educação em enfermagem
educação.
enfermagem
currículo
educação em enfermagem
educação.
title_short Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
title_full Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
title_fullStr Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
title_full_unstemmed Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
title_sort Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
author Martini, Jussara Gue
author_facet Martini, Jussara Gue
Massaroli, Aline
Lazzari, Daniele Delacanal
Luz, Juliana Homem da
author_role author
author2 Massaroli, Aline
Lazzari, Daniele Delacanal
Luz, Juliana Homem da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Jussara Gue
Massaroli, Aline
Lazzari, Daniele Delacanal
Luz, Juliana Homem da
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
currículo
educação em enfermagem
educação.
enfermagem
currículo
educação em enfermagem
educação.
topic enfermagem
currículo
educação em enfermagem
educação.
enfermagem
currículo
educação em enfermagem
educação.
description Objetivo: conhecer quais assuntos tem sido abordados e debatidos nas investigações sobre currículo nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, no período de 2000 a 2013. Método: utilizaram-se os pressupostos da revisão integrativa de literatura nas bases de dados LILACS, SCIELO, BDENF e ERIC. A análise dos dados foi organizada a partir da pré-análise, exploração do material e, tratamento e interpretação dos resultados. Resultados: foram selecionados 36 artigos, que possibilitaram a definição de três categorias: Pressupostos das reformas curriculares; Características da formação profissional de enfermeiros e Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem e os currículos. Conclusão: verificou-se aderência dos estudos á legislação pertinente, e a ênfase na necessidade de formação profissional fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde. Descritores: enfermagem; currículo; educação em enfermagem; educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Revisão integrativa de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4044
10.9789/2175-5361.2017.v9i1.265-272
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4044
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i1.265-272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4044/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4044/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 1 (2017); 265-272
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 1 (2017); 265-272
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 1 (2017); 265-272
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218879934332928