Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300005 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades, dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construiram e implementaram o Módulo I, do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. |
id |
ABEN-1_e42c6af744566856b4694437886fa031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672001000300005 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentesenfermagemcurrículo integradoeducação em enfermagemmudança curricular na enfermagemO estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades, dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construiram e implementaram o Módulo I, do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.Associação Brasileira de Enfermagem2001-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300005Revista Brasileira de Enfermagem v.54 n.3 2001reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672001000300005info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy,Christine Baccarat deSouza,Nádia Aparecida depor2014-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672001000300005Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-08-14T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes |
title |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes |
spellingShingle |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes Godoy,Christine Baccarat de enfermagem currículo integrado educação em enfermagem mudança curricular na enfermagem |
title_short |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes |
title_full |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes |
title_fullStr |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes |
title_full_unstemmed |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes |
title_sort |
Enfermagem: o currículo integrado na avaliação e percepção dos docentes |
author |
Godoy,Christine Baccarat de |
author_facet |
Godoy,Christine Baccarat de Souza,Nádia Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Nádia Aparecida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy,Christine Baccarat de Souza,Nádia Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem currículo integrado educação em enfermagem mudança curricular na enfermagem |
topic |
enfermagem currículo integrado educação em enfermagem mudança curricular na enfermagem |
description |
O estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades, dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construiram e implementaram o Módulo I, do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672001000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.54 n.3 2001 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303026308317184 |