Desempenho de graduandos de Odontologia no Exame Nacional de Cursos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1393 |
Resumo: | Com o objetivo de se estabelecer relação entre os desempenhos extremos no Exame Nacional de Cursos (ENC), de 1997 a 2001, com os resultados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) sobre algumas questões do questionário-pesquisa – preenchido pelos graduandos – sobre condições de ensino e a quantidade de graduandos, foram compostos dois grupos de cursos de Odontologia: a) os dois cursos com cinco conceitos “A” (Universidade de Brasília e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e os dois cursos com quatro conceitos “A” (Universidade de São Paulo - Bauru e Universidade Estadual Paulista - São José dos Campos); b) os dois cursos com quatro conceitos “E” (Universidade Iguaçu - Rio de Ja- neiro e Universidade do Amazonas - Manaus). Conclui-se que há relação entre desempenho no ENC e as condições de ensino. Os cursos com conceito “A” se diferenciam nas respostas dos graduandos nas questões sobre: equipamentos suficientes (1998 e 1999), apresentação de plano de ensino, disciplinas com conteúdo desequilibrado e atualização do docente. Esse grupo também apresenta menor quantidade de graduandos. |
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Desempenho de graduandos de Odontologia no Exame Nacional de CursosEnsino. Avaliação educacional.Com o objetivo de se estabelecer relação entre os desempenhos extremos no Exame Nacional de Cursos (ENC), de 1997 a 2001, com os resultados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) sobre algumas questões do questionário-pesquisa – preenchido pelos graduandos – sobre condições de ensino e a quantidade de graduandos, foram compostos dois grupos de cursos de Odontologia: a) os dois cursos com cinco conceitos “A” (Universidade de Brasília e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e os dois cursos com quatro conceitos “A” (Universidade de São Paulo - Bauru e Universidade Estadual Paulista - São José dos Campos); b) os dois cursos com quatro conceitos “E” (Universidade Iguaçu - Rio de Ja- neiro e Universidade do Amazonas - Manaus). Conclui-se que há relação entre desempenho no ENC e as condições de ensino. Os cursos com conceito “A” se diferenciam nas respostas dos graduandos nas questões sobre: equipamentos suficientes (1998 e 1999), apresentação de plano de ensino, disciplinas com conteúdo desequilibrado e atualização do docente. Esse grupo também apresenta menor quantidade de graduandos. Associação Brasileira de Ensino Odontológico2002-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/139310.30979/rev.abeno.v2i1.1393Revista da ABENO; Vol. 2 No. 1 (2002); 57-62Revista da ABENO; Vol. 2 Núm. 1 (2002); 57-62Revista da ABENO; v. 2 n. 1 (2002); 57-622595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1393/823Copyright (c) 2021 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Antonio Cesar Perri deCarvalho, Daniel Rey de2021-02-02T13:03:20Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/1393Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:48:23.602160Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
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