Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Simone Dutra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Palmier, Andréa Clemente, Amaral, João Henrique Lara do, Werneck, Marcos Azeredo Furquim, Senna, Maria Inês Barreiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem se mobilizado para mudar seu currículo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a Disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de sua formação profissional,quando a realidade e a prática do SUS são os objetos do ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que visem uma maior aproximação dos estudantes à prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluídos na formação profissional.
id ABENO-2_75a50a0c7663a85d70c4d5ab65eadd43
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/35
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-SaúdeCiências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS.O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem se mobilizado para mudar seu currículo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a Disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de sua formação profissional,quando a realidade e a prática do SUS são os objetos do ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que visem uma maior aproximação dos estudantes à prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluídos na formação profissional.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2013-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/3510.30979/rev.abeno.v11i1.35Revista da ABENO; Vol. 11 No. 1 (2011); 29-34Revista da ABENO; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 29-34Revista da ABENO; v. 11 n. 1 (2011); 29-342595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35/35Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Simone DutraPalmier, Andréa ClementeAmaral, João Henrique Lara doWerneck, Marcos Azeredo FurquimSenna, Maria Inês Barreiros2013-07-30T14:53:43Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/35Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:47.873515Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
spellingShingle Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
Lucas, Simone Dutra
Ciências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS.
title_short Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title_full Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title_fullStr Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title_full_unstemmed Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
title_sort Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
author Lucas, Simone Dutra
author_facet Lucas, Simone Dutra
Palmier, Andréa Clemente
Amaral, João Henrique Lara do
Werneck, Marcos Azeredo Furquim
Senna, Maria Inês Barreiros
author_role author
author2 Palmier, Andréa Clemente
Amaral, João Henrique Lara do
Werneck, Marcos Azeredo Furquim
Senna, Maria Inês Barreiros
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Simone Dutra
Palmier, Andréa Clemente
Amaral, João Henrique Lara do
Werneck, Marcos Azeredo Furquim
Senna, Maria Inês Barreiros
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS.
topic Ciências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS.
description O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem se mobilizado para mudar seu currículo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a Disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de sua formação profissional,quando a realidade e a prática do SUS são os objetos do ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que visem uma maior aproximação dos estudantes à prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluídos na formação profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35
10.30979/rev.abeno.v11i1.35
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v11i1.35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 11 No. 1 (2011); 29-34
Revista da ABENO; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 29-34
Revista da ABENO; v. 11 n. 1 (2011); 29-34
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051145488695296