Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem se mobilizado para mudar seu currículo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a Disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de sua formação profissional,quando a realidade e a prática do SUS são os objetos do ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que visem uma maior aproximação dos estudantes à prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluídos na formação profissional. |
id |
ABENO-2_75a50a0c7663a85d70c4d5ab65eadd43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/35 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-SaúdeCiências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS.O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem se mobilizado para mudar seu currículo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a Disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de sua formação profissional,quando a realidade e a prática do SUS são os objetos do ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que visem uma maior aproximação dos estudantes à prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluídos na formação profissional.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2013-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/3510.30979/rev.abeno.v11i1.35Revista da ABENO; Vol. 11 No. 1 (2011); 29-34Revista da ABENO; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 29-34Revista da ABENO; v. 11 n. 1 (2011); 29-342595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35/35Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Simone DutraPalmier, Andréa ClementeAmaral, João Henrique Lara doWerneck, Marcos Azeredo FurquimSenna, Maria Inês Barreiros2013-07-30T14:53:43Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/35Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:47.873515Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde |
title |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde |
spellingShingle |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde Lucas, Simone Dutra Ciências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS. |
title_short |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde |
title_full |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde |
title_fullStr |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde |
title_full_unstemmed |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde |
title_sort |
Inserção do aluno de odontologia no SUS: contribuições do Pró-Saúde |
author |
Lucas, Simone Dutra |
author_facet |
Lucas, Simone Dutra Palmier, Andréa Clemente Amaral, João Henrique Lara do Werneck, Marcos Azeredo Furquim Senna, Maria Inês Barreiros |
author_role |
author |
author2 |
Palmier, Andréa Clemente Amaral, João Henrique Lara do Werneck, Marcos Azeredo Furquim Senna, Maria Inês Barreiros |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Simone Dutra Palmier, Andréa Clemente Amaral, João Henrique Lara do Werneck, Marcos Azeredo Furquim Senna, Maria Inês Barreiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS. |
topic |
Ciências Sociais. Currículo. Ensino. Odontologia. SUS. |
description |
O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da disciplina Ciências Sociais Aplicadas à Saúde (CSAS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Em resposta às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), desde 2004, a FO-UFMG tem se mobilizado para mudar seu currículo, dando atenção especial à diversificação dos cenários de aprendizagem. Em 2007, a Disciplina de CSAS foi reformulada, permitindo a inserção dos discentes no Sistema Único de Saúde (SUS) no início de sua formação profissional,quando a realidade e a prática do SUS são os objetos do ensino. Esse movimento reforçou as expectativas de que essa inserção é viável. Espera-se que as mudanças na disciplina funcionem como um projeto piloto, subsidiando outras iniciativas que visem uma maior aproximação dos estudantes à prática profissional, e que sirva de parâmetro na organização e planejamento de outros conteúdos vinculados à saúde coletiva a serem incluídos na formação profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35 10.30979/rev.abeno.v11i1.35 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v11i1.35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/35/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 11 No. 1 (2011); 29-34 Revista da ABENO; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 29-34 Revista da ABENO; v. 11 n. 1 (2011); 29-34 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145488695296 |