Integração ensino-serviço na formação em Odontologia: percepções de servidores do Sistema Único de Saúde acerca da prática pedagógica no território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanseverino, Luisa Maluf
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fonsêca, Graciela Soares, Silva, Thiago Albuquerque, Junqueira, Simone Rennó, Zilbovicius, Celso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/366
Resumo: O presente estudo, de natureza qualitativa, parte do pressuposto de que a inserção dos graduandos do curso de Odontologia em programas de integração ensino-serviço contribui para a formação de profissionais de saúde bucal, bem como melhor adapta o currículo aos requisitos colocados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia, quanto à aproximação das necessidades de saúde bucal da população. Nesse âmbito, o projeto buscou analisar a percepção de servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculados a uma Supervisão Técnica de Saúde do município de São Paulo, acerca da utilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) como cenário pedagógico de estágios para estudantes de Odontologia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas (gravadas e transcritas) com a Coordenadora de Saúde Bucal, nove cirurgiões-dentistas e dez gerentes das UBS da região. Os resultados, trabalhados pela análise de conteúdo de Bardin, evidenciaram que as percepções são otimistas, revelando capacidade suficiente do serviço para ser utilizado como cenário pedagógico. Apesar do relato de dificuldades associadas à falta de profissionais e de capacitação para preceptoria, as mesmas não se colocam como impedimento para a realização dessas ações. A principal limitação para a realização dessas atividades gira em torno da abertura de canais de comunicação entre as Instituições de Ensino Superior e o serviço. Há necessidade de adaptações político-ideológicas na gestão de integração, visando à sustentabilidade de iniciativas que propiciem uma formação crítica, reflexiva e humanista voltada para o SUS. 
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