Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/37 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever as experiências da equipe de trabalho do PET-Saúde desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde Independência I. Trata-se de um relato de experiência retrospectivo, descritivo e inovador por possibilitar transcorrer sobre o tema da integração acadêmica e multiprofissional no PET-Saúde. As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos e preceptores dos cursos deciências biológicas, educação física, enfermagem, medicina e odontologia. O trabalho multidisciplinar visou ao atendimento integral, que foi ofertado por meio de serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos usuários. Dentre as ações realizadas, destacam-se a realização interdisciplinar de grupos deeducação em saúde, visitas domiciliares e atendimento clínico. Como desafios, a equipe encontrou a incompatibilidade curricular e a falta de um projeto político-pedagógico consistente que favoreça a atuação multiprofissional. Para superar essas dificuldades, foram realizados planejamentos prévios das ações a serem desenvolvidas, assim como a correspondência de horários disponíveis, a fim de a equipe melhor se preparar para execução das atividades, realizando a troca de experiências e compartilhamento do conhecimento acadêmico. Conclui-se que apesar dos avanços na construção da formação multiprofissional, os desafios só serão superados apósplena integração entre os cursos das ciências da saúde de modo a permitir a maior compatibilidade e flexibilidade curricular. |
id |
ABENO-2_ba9ef77e4b78fc1f43ece04d0033d781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/37 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e DesafiosPrograma Saúde da Família. Educação Superior. Sistema Único de Saúde.O objetivo deste estudo foi descrever as experiências da equipe de trabalho do PET-Saúde desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde Independência I. Trata-se de um relato de experiência retrospectivo, descritivo e inovador por possibilitar transcorrer sobre o tema da integração acadêmica e multiprofissional no PET-Saúde. As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos e preceptores dos cursos deciências biológicas, educação física, enfermagem, medicina e odontologia. O trabalho multidisciplinar visou ao atendimento integral, que foi ofertado por meio de serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos usuários. Dentre as ações realizadas, destacam-se a realização interdisciplinar de grupos deeducação em saúde, visitas domiciliares e atendimento clínico. Como desafios, a equipe encontrou a incompatibilidade curricular e a falta de um projeto político-pedagógico consistente que favoreça a atuação multiprofissional. Para superar essas dificuldades, foram realizados planejamentos prévios das ações a serem desenvolvidas, assim como a correspondência de horários disponíveis, a fim de a equipe melhor se preparar para execução das atividades, realizando a troca de experiências e compartilhamento do conhecimento acadêmico. Conclui-se que apesar dos avanços na construção da formação multiprofissional, os desafios só serão superados apósplena integração entre os cursos das ciências da saúde de modo a permitir a maior compatibilidade e flexibilidade curricular.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2013-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/3710.30979/rev.abeno.v11i1.37Revista da ABENO; Vol. 11 No. 1 (2011); 39-42Revista da ABENO; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 39-42Revista da ABENO; v. 11 n. 1 (2011); 39-422595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/37/37Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Sobrinho, Tarcísio Angelo deMedeiros, Carla Patrícia PerpétuaMaia, Mariana RibeiroReis, Tatiana CarvalhoMiranda, Leonardo de PaulaCosta, Patrícia Ferreira2013-07-30T14:53:43Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/37Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:48.013696Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios |
title |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios |
spellingShingle |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios Oliveira Sobrinho, Tarcísio Angelo de Programa Saúde da Família. Educação Superior. Sistema Único de Saúde. |
title_short |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios |
title_full |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios |
title_fullStr |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios |
title_full_unstemmed |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios |
title_sort |
Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios |
author |
Oliveira Sobrinho, Tarcísio Angelo de |
author_facet |
Oliveira Sobrinho, Tarcísio Angelo de Medeiros, Carla Patrícia Perpétua Maia, Mariana Ribeiro Reis, Tatiana Carvalho Miranda, Leonardo de Paula Costa, Patrícia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Carla Patrícia Perpétua Maia, Mariana Ribeiro Reis, Tatiana Carvalho Miranda, Leonardo de Paula Costa, Patrícia Ferreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Sobrinho, Tarcísio Angelo de Medeiros, Carla Patrícia Perpétua Maia, Mariana Ribeiro Reis, Tatiana Carvalho Miranda, Leonardo de Paula Costa, Patrícia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Saúde da Família. Educação Superior. Sistema Único de Saúde. |
topic |
Programa Saúde da Família. Educação Superior. Sistema Único de Saúde. |
description |
O objetivo deste estudo foi descrever as experiências da equipe de trabalho do PET-Saúde desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde Independência I. Trata-se de um relato de experiência retrospectivo, descritivo e inovador por possibilitar transcorrer sobre o tema da integração acadêmica e multiprofissional no PET-Saúde. As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos e preceptores dos cursos deciências biológicas, educação física, enfermagem, medicina e odontologia. O trabalho multidisciplinar visou ao atendimento integral, que foi ofertado por meio de serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos usuários. Dentre as ações realizadas, destacam-se a realização interdisciplinar de grupos deeducação em saúde, visitas domiciliares e atendimento clínico. Como desafios, a equipe encontrou a incompatibilidade curricular e a falta de um projeto político-pedagógico consistente que favoreça a atuação multiprofissional. Para superar essas dificuldades, foram realizados planejamentos prévios das ações a serem desenvolvidas, assim como a correspondência de horários disponíveis, a fim de a equipe melhor se preparar para execução das atividades, realizando a troca de experiências e compartilhamento do conhecimento acadêmico. Conclui-se que apesar dos avanços na construção da formação multiprofissional, os desafios só serão superados apósplena integração entre os cursos das ciências da saúde de modo a permitir a maior compatibilidade e flexibilidade curricular. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/37 10.30979/rev.abeno.v11i1.37 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/37 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v11i1.37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/37/37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 11 No. 1 (2011); 39-42 Revista da ABENO; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 39-42 Revista da ABENO; v. 11 n. 1 (2011); 39-42 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145491841024 |