TRABALHO EM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA SAÚDE: DA CONCEPÇÃO AO DESAFIO DO FAZER NA PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=Hm6Btsi1 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação da área da saúde foram instituídas para fortalecer as mudanças na formação dos profissionais com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde. Assim, objetivou- se com este estudo analisar as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação da área da saúde e destacar o caráter do trabalho em equipe multiprofissional presente nas mesmas e, na sequência, discuti-lo na perspectiva do pensamento complexo. As diretrizes curriculares nacionais de nove cursos analisados demonstram, na sua totalidade, que um ou mais itens do Art. 3o das competências e habilidades profissionais fazem referência à necessidade do trabalho em equipe multiprofissional. Conclui-se, que as diretrizes, por si só, não garantem uma atuação profissional em equipe. É fundamental que haja, a priori, uma reforma do pensamento, ou seja, que se transcenda do pensamento fragmentado, linear e excessivamente disciplinar, para um pensamento complexo, capaz de rejuntar e religar os diferentes saberes. |
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