Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferretti, Lúcia Helena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Appel, Tiago Goulart, Miguel, Luiz Carlos Machado, Madeira, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/118
Resumo: Após a publicação das DCN os cursos de Odontologia necessitaram se adaptar em suas matrizes curriculares. Esta adaptação envolve não somente uma alteração curricular, mas também incorpora uma novafilosofia pedagógica que procura aproximar os preceitos contidos nas DCN com a prática do dia a dia do ensino nas clínicas integradas dos cursos de Odontologia.A proposta deste trabalho foi analisar a produtividade do aluno de graduação de Odontologia da UNIVILLE nas disciplinas de atividades clínicas, ao longo dos três anos de graduação em cinco (5) diferentes especialidades odontológicas (periodontia, dentística, endodontia, prótese e cirurgia). Foi avaliada a produtividade de oito (8) alunos egressos, quantificando-se sua produção durante os três (3) anos dadisciplina de atividades clínicas, 3º, 4º e 5º anos,  especificamente clínicas de baixa, média e alta complexidade. A análise dos dados demonstrou: em endodontia, uma produção média de 4,1 tratamentosendodônticos por aluno; em prótese, uma média de 1,6 próteses fixas unitárias e 1,5 próteses totais por aluno; e, em dentística, uma média de 28 procedimentos restauradores diretos. Com base nos resultados deste modelo de avaliação foi possível concluir que o desenvolvimento de atividades clínicas integradas e por níveis de complexidade permite que o egresso de odontologia realize um aprendizado pedagógicoefetivo, com o acompanhamento do paciente em todas as suas fases de diagnóstico, planejamento e conclusão do tratamento. No entanto a pesquisa demonstra que este egresso conclui sua formação sem a realização de determinados procedimentos técnicos específicos às especialidades odontológicas pesquisadas.
id ABENO-2_d1b6b3fa6c2d1314ad001f2dbafe2edf
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/118
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLEClínica Integrada. Produtividade. Diretrizes Curriculares Nacionais.Após a publicação das DCN os cursos de Odontologia necessitaram se adaptar em suas matrizes curriculares. Esta adaptação envolve não somente uma alteração curricular, mas também incorpora uma novafilosofia pedagógica que procura aproximar os preceitos contidos nas DCN com a prática do dia a dia do ensino nas clínicas integradas dos cursos de Odontologia.A proposta deste trabalho foi analisar a produtividade do aluno de graduação de Odontologia da UNIVILLE nas disciplinas de atividades clínicas, ao longo dos três anos de graduação em cinco (5) diferentes especialidades odontológicas (periodontia, dentística, endodontia, prótese e cirurgia). Foi avaliada a produtividade de oito (8) alunos egressos, quantificando-se sua produção durante os três (3) anos dadisciplina de atividades clínicas, 3º, 4º e 5º anos,  especificamente clínicas de baixa, média e alta complexidade. A análise dos dados demonstrou: em endodontia, uma produção média de 4,1 tratamentosendodônticos por aluno; em prótese, uma média de 1,6 próteses fixas unitárias e 1,5 próteses totais por aluno; e, em dentística, uma média de 28 procedimentos restauradores diretos. Com base nos resultados deste modelo de avaliação foi possível concluir que o desenvolvimento de atividades clínicas integradas e por níveis de complexidade permite que o egresso de odontologia realize um aprendizado pedagógicoefetivo, com o acompanhamento do paciente em todas as suas fases de diagnóstico, planejamento e conclusão do tratamento. No entanto a pesquisa demonstra que este egresso conclui sua formação sem a realização de determinados procedimentos técnicos específicos às especialidades odontológicas pesquisadas.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/11810.30979/rev.abeno.v12i2.118Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 155-162Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 155-162Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 155-1622595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/118/109Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerretti, Lúcia HelenaAppel, Tiago GoulartMiguel, Luiz Carlos MachadoMadeira, Luciano2014-05-10T03:19:03Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/118Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:51.793424Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
title Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
spellingShingle Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
Ferretti, Lúcia Helena
Clínica Integrada. Produtividade. Diretrizes Curriculares Nacionais.
title_short Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
title_full Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
title_fullStr Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
title_full_unstemmed Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
title_sort Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
author Ferretti, Lúcia Helena
author_facet Ferretti, Lúcia Helena
Appel, Tiago Goulart
Miguel, Luiz Carlos Machado
Madeira, Luciano
author_role author
author2 Appel, Tiago Goulart
Miguel, Luiz Carlos Machado
Madeira, Luciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferretti, Lúcia Helena
Appel, Tiago Goulart
Miguel, Luiz Carlos Machado
Madeira, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Clínica Integrada. Produtividade. Diretrizes Curriculares Nacionais.
topic Clínica Integrada. Produtividade. Diretrizes Curriculares Nacionais.
description Após a publicação das DCN os cursos de Odontologia necessitaram se adaptar em suas matrizes curriculares. Esta adaptação envolve não somente uma alteração curricular, mas também incorpora uma novafilosofia pedagógica que procura aproximar os preceitos contidos nas DCN com a prática do dia a dia do ensino nas clínicas integradas dos cursos de Odontologia.A proposta deste trabalho foi analisar a produtividade do aluno de graduação de Odontologia da UNIVILLE nas disciplinas de atividades clínicas, ao longo dos três anos de graduação em cinco (5) diferentes especialidades odontológicas (periodontia, dentística, endodontia, prótese e cirurgia). Foi avaliada a produtividade de oito (8) alunos egressos, quantificando-se sua produção durante os três (3) anos dadisciplina de atividades clínicas, 3º, 4º e 5º anos,  especificamente clínicas de baixa, média e alta complexidade. A análise dos dados demonstrou: em endodontia, uma produção média de 4,1 tratamentosendodônticos por aluno; em prótese, uma média de 1,6 próteses fixas unitárias e 1,5 próteses totais por aluno; e, em dentística, uma média de 28 procedimentos restauradores diretos. Com base nos resultados deste modelo de avaliação foi possível concluir que o desenvolvimento de atividades clínicas integradas e por níveis de complexidade permite que o egresso de odontologia realize um aprendizado pedagógicoefetivo, com o acompanhamento do paciente em todas as suas fases de diagnóstico, planejamento e conclusão do tratamento. No entanto a pesquisa demonstra que este egresso conclui sua formação sem a realização de determinados procedimentos técnicos específicos às especialidades odontológicas pesquisadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/118
10.30979/rev.abeno.v12i2.118
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/118
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v12i2.118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/118/109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 155-162
Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 155-162
Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 155-162
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051145596698624