Uma investigação sobre a aplicação de bônus adicional como política de ação afirmativa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista brasileira de estudos de população (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982010000200007 |
Resumo: | Há algumas décadas tem se destacado a importância dos investimentos em educação para o desenvolvimento individual e regional. Um fator relevante para que haja incremento do capital humano em uma região é a inclusão da maior proporção possível da população local na escola, em todos os níveis de escolaridade. Entre as políticas que promovem essa inserção, destacam-se as ações afirmativas no âmbito da educação. Essas políticas, que incluem o bônus adicional abordado neste artigo, pretendem reduzir as desigualdades dos diferentes grupos sociais, em particular no que se refere ao atendimento escolar, combatendo sistematicamente a discriminação racial. Neste trabalho, discute-se a adoção do bônus adicional no vestibular da UFMG, comparando-se, descritivamente no universo da população da RMBH, os indivíduos aptos e os não-aptos a ingressarem no ensino superior, bem como confrontando esses primeiros com os que efetivamente estudam nesse nível de ensino. Verificaram-se, por meio de simulações com os dados do Enem, os impactos que diferentes políticas de bônus adicional teriam do ponto de vista da inserção dos diferentes grupos de cor e de rendimento familiar. Constatou-se que, em alguns aspectos, essa política não incrementaria o corpo discente da UFMG de indivíduos com menor potencial de aprendizado, embora certas políticas complementares devam ser tomadas com relação a outros fatores. |
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Uma investigação sobre a aplicação de bônus adicional como política de ação afirmativa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)DiscriminaçãoAções afirmativasCotasBônus adicionalHá algumas décadas tem se destacado a importância dos investimentos em educação para o desenvolvimento individual e regional. Um fator relevante para que haja incremento do capital humano em uma região é a inclusão da maior proporção possível da população local na escola, em todos os níveis de escolaridade. Entre as políticas que promovem essa inserção, destacam-se as ações afirmativas no âmbito da educação. Essas políticas, que incluem o bônus adicional abordado neste artigo, pretendem reduzir as desigualdades dos diferentes grupos sociais, em particular no que se refere ao atendimento escolar, combatendo sistematicamente a discriminação racial. Neste trabalho, discute-se a adoção do bônus adicional no vestibular da UFMG, comparando-se, descritivamente no universo da população da RMBH, os indivíduos aptos e os não-aptos a ingressarem no ensino superior, bem como confrontando esses primeiros com os que efetivamente estudam nesse nível de ensino. Verificaram-se, por meio de simulações com os dados do Enem, os impactos que diferentes políticas de bônus adicional teriam do ponto de vista da inserção dos diferentes grupos de cor e de rendimento familiar. Constatou-se que, em alguns aspectos, essa política não incrementaria o corpo discente da UFMG de indivíduos com menor potencial de aprendizado, embora certas políticas complementares devam ser tomadas com relação a outros fatores.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982010000200007Revista Brasileira de Estudos de População v.27 n.2 2010reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.1590/S0102-30982010000200007info:eu-repo/semantics/openAccessWinther,Juliana MaraGolgher,André Brazpor2011-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982010000200007Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2011-01-14T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false |
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