PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Antônia Vitória Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21047
Resumo: Esse artigo apresenta uma análise do impacto da adoção do Programa de Bônus no processo de seleção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a perspectiva da inclusão racial, da educação pregressa e por faixa de renda. Foram analisados dados dos últimos treze vestibulares, contemplando os quatro primeiros anos de aplicação do bônus. Além da análise do acesso à UFMG, esse artigo traz também informações a respeito da permanência de estudantes que ingressaram em cursos presenciais da UFMG nos dois primeiros anos de vigência do Programa de Bônus.
id UFMG-5_81e9517d99dca3bbe35f159ead72ceca
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21047
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.Políticas de ação afirmativaBônusPerfil dos estudantesEsse artigo apresenta uma análise do impacto da adoção do Programa de Bônus no processo de seleção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a perspectiva da inclusão racial, da educação pregressa e por faixa de renda. Foram analisados dados dos últimos treze vestibulares, contemplando os quatro primeiros anos de aplicação do bônus. Além da análise do acesso à UFMG, esse artigo traz também informações a respeito da permanência de estudantes que ingressaram em cursos presenciais da UFMG nos dois primeiros anos de vigência do Programa de Bônus.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21047Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21047/16942Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAranha, Antônia Vitória Soares2023-05-29T14:24:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21047Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:24:30Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.
title PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.
spellingShingle PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.
Aranha, Antônia Vitória Soares
Políticas de ação afirmativa
Bônus
Perfil dos estudantes
title_short PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.
title_full PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.
title_fullStr PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.
title_full_unstemmed PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.
title_sort PROGRAMAS DE INCLUSÃO NA UFMG: O efeito do Bônus e do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência – um estudo sobre acesso e permanência.
author Aranha, Antônia Vitória Soares
author_facet Aranha, Antônia Vitória Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha, Antônia Vitória Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de ação afirmativa
Bônus
Perfil dos estudantes
topic Políticas de ação afirmativa
Bônus
Perfil dos estudantes
description Esse artigo apresenta uma análise do impacto da adoção do Programa de Bônus no processo de seleção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a perspectiva da inclusão racial, da educação pregressa e por faixa de renda. Foram analisados dados dos últimos treze vestibulares, contemplando os quatro primeiros anos de aplicação do bônus. Além da análise do acesso à UFMG, esse artigo traz também informações a respeito da permanência de estudantes que ingressaram em cursos presenciais da UFMG nos dois primeiros anos de vigência do Programa de Bônus.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21047
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21047/16942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120809787392