Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calarge,Felipe Araújo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fujii,Carlos Alberto Mitsuo, Santana,José Carlos Curvelo, Silva,Ivan Luiz Laranjeiras, Miguel,Paulo Augusto Cauchick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000400724
Resumo: Resumo A gestão da qualidade em serviços tem sido um tema frequentemente abordado como fator de diferenciação para as organizações nos dias atuais. Aliado a esse fato, os serviços de manutenção de utilidades são fundamentais para o funcionamento e desempenho adequado da infraestrutura das empresas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo caracterizar, mensurar e analisar a percepção da qualidade dos usuários de serviços internos de manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura, líder em seu mercado de atuação. Por meio da elaboração de um questionário estruturado considerando o método SERVQUAL, foram coletados dados de forma não probabilística junto aos usuários. Para os dados coletados foi utilizada a análise com base no alfa de Cronbach, bem como o teste-t, buscando-se verificar a consistência e confiabilidade do instrumento. Os resultados indicaram diferenças entre expectativa e percepção dos usuários na maioria dos fatores analisados, sendo tais gaps discutidos no presente trabalho.
id ABEPRO-1_900db473f461cbb0e9ab7b38a12cfc1f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132016000400724
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufaturaQualidade em serviçosServiços internosSERVQUALManutençãoResumo A gestão da qualidade em serviços tem sido um tema frequentemente abordado como fator de diferenciação para as organizações nos dias atuais. Aliado a esse fato, os serviços de manutenção de utilidades são fundamentais para o funcionamento e desempenho adequado da infraestrutura das empresas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo caracterizar, mensurar e analisar a percepção da qualidade dos usuários de serviços internos de manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura, líder em seu mercado de atuação. Por meio da elaboração de um questionário estruturado considerando o método SERVQUAL, foram coletados dados de forma não probabilística junto aos usuários. Para os dados coletados foi utilizada a análise com base no alfa de Cronbach, bem como o teste-t, buscando-se verificar a consistência e confiabilidade do instrumento. Os resultados indicaram diferenças entre expectativa e percepção dos usuários na maioria dos fatores analisados, sendo tais gaps discutidos no presente trabalho.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000400724Production v.26 n.4 2016reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/0103-6513.118013info:eu-repo/semantics/openAccessCalarge,Felipe AraújoFujii,Carlos Alberto MitsuoSantana,José Carlos CurveloSilva,Ivan Luiz LaranjeirasMiguel,Paulo Augusto Cauchickpor2016-12-08T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132016000400724Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-12-08T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura
title Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura
spellingShingle Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura
Calarge,Felipe Araújo
Qualidade em serviços
Serviços internos
SERVQUAL
Manutenção
title_short Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura
title_full Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura
title_fullStr Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura
title_full_unstemmed Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura
title_sort Análise e avaliação da qualidade de serviços internos com foco na manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura
author Calarge,Felipe Araújo
author_facet Calarge,Felipe Araújo
Fujii,Carlos Alberto Mitsuo
Santana,José Carlos Curvelo
Silva,Ivan Luiz Laranjeiras
Miguel,Paulo Augusto Cauchick
author_role author
author2 Fujii,Carlos Alberto Mitsuo
Santana,José Carlos Curvelo
Silva,Ivan Luiz Laranjeiras
Miguel,Paulo Augusto Cauchick
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calarge,Felipe Araújo
Fujii,Carlos Alberto Mitsuo
Santana,José Carlos Curvelo
Silva,Ivan Luiz Laranjeiras
Miguel,Paulo Augusto Cauchick
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade em serviços
Serviços internos
SERVQUAL
Manutenção
topic Qualidade em serviços
Serviços internos
SERVQUAL
Manutenção
description Resumo A gestão da qualidade em serviços tem sido um tema frequentemente abordado como fator de diferenciação para as organizações nos dias atuais. Aliado a esse fato, os serviços de manutenção de utilidades são fundamentais para o funcionamento e desempenho adequado da infraestrutura das empresas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo caracterizar, mensurar e analisar a percepção da qualidade dos usuários de serviços internos de manutenção de utilidades em uma empresa de manufatura, líder em seu mercado de atuação. Por meio da elaboração de um questionário estruturado considerando o método SERVQUAL, foram coletados dados de forma não probabilística junto aos usuários. Para os dados coletados foi utilizada a análise com base no alfa de Cronbach, bem como o teste-t, buscando-se verificar a consistência e confiabilidade do instrumento. Os resultados indicaram diferenças entre expectativa e percepção dos usuários na maioria dos fatores analisados, sendo tais gaps discutidos no presente trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000400724
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000400724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6513.118013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.26 n.4 2016
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213154049490944