Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel,Paulo Augusto Cauchick
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Salomi,Gilberto Eid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000100003
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os principais modelos e conceitos propostos na literatura referentes à mensuração da qualidade de serviços externos. Tal revisão é de cunho analítico, temático, histórico e bibliográfico. Após a apresentação dos modelos, uma comparação entre eles é realizada destacando suas características principais, uma síntese das conclusões dos trabalhos, bem como a área de aplicação dos modelos (tipos de serviços). Conclui-se que não existe um consenso na literatura quanto ao modelo para mensuração da qualidade em serviços mais apropriado. Além disso, existem questões ainda não respondidas, como a relação de casualidade entre qualidade dos serviços e satisfação de clientes, a influência do preço na satisfação do cliente e o uso dos modelos para avaliação da qualidade de serviços internos.
id ABEPRO-1_9dc9406b3e1d3d7219028107196c3cd8
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132004000100003
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviçosQualidade em serviçosdimensões da qualidadeSERVPERFSERVQUALEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os principais modelos e conceitos propostos na literatura referentes à mensuração da qualidade de serviços externos. Tal revisão é de cunho analítico, temático, histórico e bibliográfico. Após a apresentação dos modelos, uma comparação entre eles é realizada destacando suas características principais, uma síntese das conclusões dos trabalhos, bem como a área de aplicação dos modelos (tipos de serviços). Conclui-se que não existe um consenso na literatura quanto ao modelo para mensuração da qualidade em serviços mais apropriado. Além disso, existem questões ainda não respondidas, como a relação de casualidade entre qualidade dos serviços e satisfação de clientes, a influência do preço na satisfação do cliente e o uso dos modelos para avaliação da qualidade de serviços internos.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000100003Production v.14 n.1 2004reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132004000100003info:eu-repo/semantics/openAccessMiguel,Paulo Augusto CauchickSalomi,Gilberto Eidpor2006-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132004000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2006-12-04T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
title Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
spellingShingle Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
Miguel,Paulo Augusto Cauchick
Qualidade em serviços
dimensões da qualidade
SERVPERF
SERVQUAL
title_short Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
title_full Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
title_fullStr Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
title_full_unstemmed Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
title_sort Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
author Miguel,Paulo Augusto Cauchick
author_facet Miguel,Paulo Augusto Cauchick
Salomi,Gilberto Eid
author_role author
author2 Salomi,Gilberto Eid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel,Paulo Augusto Cauchick
Salomi,Gilberto Eid
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade em serviços
dimensões da qualidade
SERVPERF
SERVQUAL
topic Qualidade em serviços
dimensões da qualidade
SERVPERF
SERVQUAL
description Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os principais modelos e conceitos propostos na literatura referentes à mensuração da qualidade de serviços externos. Tal revisão é de cunho analítico, temático, histórico e bibliográfico. Após a apresentação dos modelos, uma comparação entre eles é realizada destacando suas características principais, uma síntese das conclusões dos trabalhos, bem como a área de aplicação dos modelos (tipos de serviços). Conclui-se que não existe um consenso na literatura quanto ao modelo para mensuração da qualidade em serviços mais apropriado. Além disso, existem questões ainda não respondidas, como a relação de casualidade entre qualidade dos serviços e satisfação de clientes, a influência do preço na satisfação do cliente e o uso dos modelos para avaliação da qualidade de serviços internos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132004000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.14 n.1 2004
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213149759766528