Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Production |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000100003 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os principais modelos e conceitos propostos na literatura referentes à mensuração da qualidade de serviços externos. Tal revisão é de cunho analítico, temático, histórico e bibliográfico. Após a apresentação dos modelos, uma comparação entre eles é realizada destacando suas características principais, uma síntese das conclusões dos trabalhos, bem como a área de aplicação dos modelos (tipos de serviços). Conclui-se que não existe um consenso na literatura quanto ao modelo para mensuração da qualidade em serviços mais apropriado. Além disso, existem questões ainda não respondidas, como a relação de casualidade entre qualidade dos serviços e satisfação de clientes, a influência do preço na satisfação do cliente e o uso dos modelos para avaliação da qualidade de serviços internos. |
id |
ABEPRO-1_9dc9406b3e1d3d7219028107196c3cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65132004000100003 |
network_acronym_str |
ABEPRO-1 |
network_name_str |
Production |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviçosQualidade em serviçosdimensões da qualidadeSERVPERFSERVQUALEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os principais modelos e conceitos propostos na literatura referentes à mensuração da qualidade de serviços externos. Tal revisão é de cunho analítico, temático, histórico e bibliográfico. Após a apresentação dos modelos, uma comparação entre eles é realizada destacando suas características principais, uma síntese das conclusões dos trabalhos, bem como a área de aplicação dos modelos (tipos de serviços). Conclui-se que não existe um consenso na literatura quanto ao modelo para mensuração da qualidade em serviços mais apropriado. Além disso, existem questões ainda não respondidas, como a relação de casualidade entre qualidade dos serviços e satisfação de clientes, a influência do preço na satisfação do cliente e o uso dos modelos para avaliação da qualidade de serviços internos.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000100003Production v.14 n.1 2004reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132004000100003info:eu-repo/semantics/openAccessMiguel,Paulo Augusto CauchickSalomi,Gilberto Eidpor2006-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132004000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2006-12-04T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços |
title |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços |
spellingShingle |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços Miguel,Paulo Augusto Cauchick Qualidade em serviços dimensões da qualidade SERVPERF SERVQUAL |
title_short |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços |
title_full |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços |
title_fullStr |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços |
title_full_unstemmed |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços |
title_sort |
Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços |
author |
Miguel,Paulo Augusto Cauchick |
author_facet |
Miguel,Paulo Augusto Cauchick Salomi,Gilberto Eid |
author_role |
author |
author2 |
Salomi,Gilberto Eid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel,Paulo Augusto Cauchick Salomi,Gilberto Eid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade em serviços dimensões da qualidade SERVPERF SERVQUAL |
topic |
Qualidade em serviços dimensões da qualidade SERVPERF SERVQUAL |
description |
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os principais modelos e conceitos propostos na literatura referentes à mensuração da qualidade de serviços externos. Tal revisão é de cunho analítico, temático, histórico e bibliográfico. Após a apresentação dos modelos, uma comparação entre eles é realizada destacando suas características principais, uma síntese das conclusões dos trabalhos, bem como a área de aplicação dos modelos (tipos de serviços). Conclui-se que não existe um consenso na literatura quanto ao modelo para mensuração da qualidade em serviços mais apropriado. Além disso, existem questões ainda não respondidas, como a relação de casualidade entre qualidade dos serviços e satisfação de clientes, a influência do preço na satisfação do cliente e o uso dos modelos para avaliação da qualidade de serviços internos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65132004000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Production v.14 n.1 2004 reponame:Production instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Production |
collection |
Production |
repository.name.fl_str_mv |
Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||production@editoracubo.com.br |
_version_ |
1754213149759766528 |