Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frank,Alejandro Germán
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro,José Luis Duarte, Echeveste,Márcia Elisa, Caten,Carla Schwengber ten
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013000100007
Resumo: Este artigo apresenta uma análise das relações existentes entre as características das empresas e a importância que estas atribuem aos fatores que influenciam na transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de produtos. A análise é baseada num levantamento (survey) realizado com 58 empresas no Brasil. As características estudadas foram: (i) tamanho da empresa; (ii) tamanho da equipe de projetos; (iii) localização das equipes; (iv) número de projetos simultâneos; (v) tempo de duração dos projetos; (vi) grau de inovação; e (vii) complexidade dos projetos. Através de uma análise de aglomerados, foi identificado que as características (ii), (iv) e (vii) são significativas na determinação das importâncias atribuídas aos fatores da TC. Os resultados apontam que as empresas que possuem um perfil de gestão mais complexo enfatizam os fatores de influência pertencentes ao ambiente externo. Já empresas com um perfil de gestão mais simples atribuem maior importância aos fatores internos da empresa.
id ABEPRO-1_ec4b8db89d9634cb5d89343b8605eff1
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132013000100007
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produtoTransferência de conhecimentosDesenvolvimento de produtosEquipes de projetosCaracterísticas empresariaisEste artigo apresenta uma análise das relações existentes entre as características das empresas e a importância que estas atribuem aos fatores que influenciam na transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de produtos. A análise é baseada num levantamento (survey) realizado com 58 empresas no Brasil. As características estudadas foram: (i) tamanho da empresa; (ii) tamanho da equipe de projetos; (iii) localização das equipes; (iv) número de projetos simultâneos; (v) tempo de duração dos projetos; (vi) grau de inovação; e (vii) complexidade dos projetos. Através de uma análise de aglomerados, foi identificado que as características (ii), (iv) e (vii) são significativas na determinação das importâncias atribuídas aos fatores da TC. Os resultados apontam que as empresas que possuem um perfil de gestão mais complexo enfatizam os fatores de influência pertencentes ao ambiente externo. Já empresas com um perfil de gestão mais simples atribuem maior importância aos fatores internos da empresa.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013000100007Production v.23 n.1 2013reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132012005000035info:eu-repo/semantics/openAccessFrank,Alejandro GermánRibeiro,José Luis DuarteEcheveste,Márcia ElisaCaten,Carla Schwengber tenpor2013-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132013000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2013-03-07T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto
title Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto
spellingShingle Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto
Frank,Alejandro Germán
Transferência de conhecimentos
Desenvolvimento de produtos
Equipes de projetos
Características empresariais
title_short Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto
title_full Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto
title_fullStr Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto
title_full_unstemmed Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto
title_sort Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto
author Frank,Alejandro Germán
author_facet Frank,Alejandro Germán
Ribeiro,José Luis Duarte
Echeveste,Márcia Elisa
Caten,Carla Schwengber ten
author_role author
author2 Ribeiro,José Luis Duarte
Echeveste,Márcia Elisa
Caten,Carla Schwengber ten
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frank,Alejandro Germán
Ribeiro,José Luis Duarte
Echeveste,Márcia Elisa
Caten,Carla Schwengber ten
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência de conhecimentos
Desenvolvimento de produtos
Equipes de projetos
Características empresariais
topic Transferência de conhecimentos
Desenvolvimento de produtos
Equipes de projetos
Características empresariais
description Este artigo apresenta uma análise das relações existentes entre as características das empresas e a importância que estas atribuem aos fatores que influenciam na transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de produtos. A análise é baseada num levantamento (survey) realizado com 58 empresas no Brasil. As características estudadas foram: (i) tamanho da empresa; (ii) tamanho da equipe de projetos; (iii) localização das equipes; (iv) número de projetos simultâneos; (v) tempo de duração dos projetos; (vi) grau de inovação; e (vii) complexidade dos projetos. Através de uma análise de aglomerados, foi identificado que as características (ii), (iv) e (vii) são significativas na determinação das importâncias atribuídas aos fatores da TC. Os resultados apontam que as empresas que possuem um perfil de gestão mais complexo enfatizam os fatores de influência pertencentes ao ambiente externo. Já empresas com um perfil de gestão mais simples atribuem maior importância aos fatores internos da empresa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132012005000035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.23 n.1 2013
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213152079216640