A motivação no ambiente organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alcindo Arcenio Pinheiro
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/567
Resumo: O presente artigo faz uma abordagem panorâmica de um elemento abstrato do ambiente organizacional e que, talvez em função desta característica, é freqüentemente negligenciado no contexto da gestão: a motivação dos recursos humanos. Apresenta uma breve visão da teoria motivacional, em que trata do conceito de motivação sob a ótica das teorias behaviorista, da motivação consciente (enfoques da teoria da expectância, da atribuição causal, da eqüidade, do cálculo motivacional e do contrato psicológico), da motivação intrínseca, da motivação-higiene e da hierarquia das necessidades humanas. Discorre sobre a motivação no ambiente organizacional e sobre o seu entendimento como uma conseqüência de fatores tais como a coerção e o controle, as recompensas e incentivos financeiros, o relacionamento interpessoal e a influência do grupo, o nível de satisfação das necessidades pessoais, as condições do ambiente de trabalho, os aspectos inerentes à natureza própria das atividades, entre outros. Em sua conclusão, o artigo destaca a necessidade e a importância prática do conhecimento, por parte dos gerentes das organizações, quanto à temática da motivação, seja para evitar custos desnecessários e contraproducentes, seja para assegurar a competitividade da empresa e a lucratividade do negócio. Palavras-chave: Motivação, recursos humanos, gestão organizacional.
id ABEPRO-2_0b04c444e325822641428204c13004d4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/567
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling A motivação no ambiente organizacionalO presente artigo faz uma abordagem panorâmica de um elemento abstrato do ambiente organizacional e que, talvez em função desta característica, é freqüentemente negligenciado no contexto da gestão: a motivação dos recursos humanos. Apresenta uma breve visão da teoria motivacional, em que trata do conceito de motivação sob a ótica das teorias behaviorista, da motivação consciente (enfoques da teoria da expectância, da atribuição causal, da eqüidade, do cálculo motivacional e do contrato psicológico), da motivação intrínseca, da motivação-higiene e da hierarquia das necessidades humanas. Discorre sobre a motivação no ambiente organizacional e sobre o seu entendimento como uma conseqüência de fatores tais como a coerção e o controle, as recompensas e incentivos financeiros, o relacionamento interpessoal e a influência do grupo, o nível de satisfação das necessidades pessoais, as condições do ambiente de trabalho, os aspectos inerentes à natureza própria das atividades, entre outros. Em sua conclusão, o artigo destaca a necessidade e a importância prática do conhecimento, por parte dos gerentes das organizações, quanto à temática da motivação, seja para evitar custos desnecessários e contraproducentes, seja para assegurar a competitividade da empresa e a lucratividade do negócio. Palavras-chave: Motivação, recursos humanos, gestão organizacional. Associação Brasileira de Engenharia de Produção2003-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/56710.14488/1676-1901.v3i3.567Revista Produção Online; Vol. 3 No. 3 (2003)Revista Produção Online; v. 3 n. 3 (2003)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/567/612Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Alcindo Arcenio PinheiroQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves2015-11-11T17:27:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/567Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27:08Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação no ambiente organizacional
title A motivação no ambiente organizacional
spellingShingle A motivação no ambiente organizacional
Gomes, Alcindo Arcenio Pinheiro
title_short A motivação no ambiente organizacional
title_full A motivação no ambiente organizacional
title_fullStr A motivação no ambiente organizacional
title_full_unstemmed A motivação no ambiente organizacional
title_sort A motivação no ambiente organizacional
author Gomes, Alcindo Arcenio Pinheiro
author_facet Gomes, Alcindo Arcenio Pinheiro
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
author_role author
author2 Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alcindo Arcenio Pinheiro
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
description O presente artigo faz uma abordagem panorâmica de um elemento abstrato do ambiente organizacional e que, talvez em função desta característica, é freqüentemente negligenciado no contexto da gestão: a motivação dos recursos humanos. Apresenta uma breve visão da teoria motivacional, em que trata do conceito de motivação sob a ótica das teorias behaviorista, da motivação consciente (enfoques da teoria da expectância, da atribuição causal, da eqüidade, do cálculo motivacional e do contrato psicológico), da motivação intrínseca, da motivação-higiene e da hierarquia das necessidades humanas. Discorre sobre a motivação no ambiente organizacional e sobre o seu entendimento como uma conseqüência de fatores tais como a coerção e o controle, as recompensas e incentivos financeiros, o relacionamento interpessoal e a influência do grupo, o nível de satisfação das necessidades pessoais, as condições do ambiente de trabalho, os aspectos inerentes à natureza própria das atividades, entre outros. Em sua conclusão, o artigo destaca a necessidade e a importância prática do conhecimento, por parte dos gerentes das organizações, quanto à temática da motivação, seja para evitar custos desnecessários e contraproducentes, seja para assegurar a competitividade da empresa e a lucratividade do negócio. Palavras-chave: Motivação, recursos humanos, gestão organizacional.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/567
10.14488/1676-1901.v3i3.567
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/567
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v3i3.567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/567/612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 3 No. 3 (2003)
Revista Produção Online; v. 3 n. 3 (2003)
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536947740737536