Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Renato de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fernandes, Renato Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308
Resumo: O presente artigo analisa a influência da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas posições estratégicas, sob a perspectiva da CTBC, utilizando-se da tipologia de Porter. A análise dos dados demonstra que os clientes adquiriram maior poder de barganha, quando se soma a tecnologia VoIP ao surgimento de novos concorrentes do setor de provedores de conteúdos, impulsionando a empresa a realizar alianças com esses provedores. Foi identificado, também, o surgimento de produtos substitutos oferecidos por concorrentes que adquirem a tecnologia de banda larga da própria empresa. Entretanto, esses produtos não interferem significativamente na rentabilidade da empresa, atualmente. Uma última análise aponta que, para clientes residenciais, a tecnologia impactou diretamente na rentabilidade da empresa na telefonia fixa, tendo como principal fator, o aumento das vendas de acesso à Internet por banda larga e o conseqüente aumento da utilização do VoIP por meios não pagos. Pôde-se identificar, com bom grau de clareza, que a tecnologia VoIP para a CTBC é uma questão de sobrevivência futura, possuindo potencialidades para rentabilidade em médio e longo prazos, não representando, porém, diferencial estratégico imediato.
id ABEPRO-2_a30395299cdf174e8cd9b82471c1ceac
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/308
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicaçõesTecnologia VoIPEmpresas de TelecomunicaçãoForças CompetitivasEstratégia OrganizacionalPosicionamento EstratégicoO presente artigo analisa a influência da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas posições estratégicas, sob a perspectiva da CTBC, utilizando-se da tipologia de Porter. A análise dos dados demonstra que os clientes adquiriram maior poder de barganha, quando se soma a tecnologia VoIP ao surgimento de novos concorrentes do setor de provedores de conteúdos, impulsionando a empresa a realizar alianças com esses provedores. Foi identificado, também, o surgimento de produtos substitutos oferecidos por concorrentes que adquirem a tecnologia de banda larga da própria empresa. Entretanto, esses produtos não interferem significativamente na rentabilidade da empresa, atualmente. Uma última análise aponta que, para clientes residenciais, a tecnologia impactou diretamente na rentabilidade da empresa na telefonia fixa, tendo como principal fator, o aumento das vendas de acesso à Internet por banda larga e o conseqüente aumento da utilização do VoIP por meios não pagos. Pôde-se identificar, com bom grau de clareza, que a tecnologia VoIP para a CTBC é uma questão de sobrevivência futura, possuindo potencialidades para rentabilidade em médio e longo prazos, não representando, porém, diferencial estratégico imediato.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2010-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpegapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/30810.14488/1676-1901.v10i2.308Revista Produção Online; Vol. 10 No. 2 (2010)Revista Produção Online; v. 10 n. 2 (2010)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/684https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/704https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/685Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Renato de OliveiraFernandes, Renato Borges2015-11-11T17:26:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/308Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:26Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
title Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
spellingShingle Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
Moraes, Renato de Oliveira
Tecnologia VoIP
Empresas de Telecomunicação
Forças Competitivas
Estratégia Organizacional
Posicionamento Estratégico
title_short Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
title_full Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
title_fullStr Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
title_full_unstemmed Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
title_sort Tecnologia e forças competitivas: estudo de caso sobre o VoIP em uma concessionária de telecomunicações
author Moraes, Renato de Oliveira
author_facet Moraes, Renato de Oliveira
Fernandes, Renato Borges
author_role author
author2 Fernandes, Renato Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Renato de Oliveira
Fernandes, Renato Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia VoIP
Empresas de Telecomunicação
Forças Competitivas
Estratégia Organizacional
Posicionamento Estratégico
topic Tecnologia VoIP
Empresas de Telecomunicação
Forças Competitivas
Estratégia Organizacional
Posicionamento Estratégico
description O presente artigo analisa a influência da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) nas posições estratégicas, sob a perspectiva da CTBC, utilizando-se da tipologia de Porter. A análise dos dados demonstra que os clientes adquiriram maior poder de barganha, quando se soma a tecnologia VoIP ao surgimento de novos concorrentes do setor de provedores de conteúdos, impulsionando a empresa a realizar alianças com esses provedores. Foi identificado, também, o surgimento de produtos substitutos oferecidos por concorrentes que adquirem a tecnologia de banda larga da própria empresa. Entretanto, esses produtos não interferem significativamente na rentabilidade da empresa, atualmente. Uma última análise aponta que, para clientes residenciais, a tecnologia impactou diretamente na rentabilidade da empresa na telefonia fixa, tendo como principal fator, o aumento das vendas de acesso à Internet por banda larga e o conseqüente aumento da utilização do VoIP por meios não pagos. Pôde-se identificar, com bom grau de clareza, que a tecnologia VoIP para a CTBC é uma questão de sobrevivência futura, possuindo potencialidades para rentabilidade em médio e longo prazos, não representando, porém, diferencial estratégico imediato.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308
10.14488/1676-1901.v10i2.308
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v10i2.308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/684
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/704
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/308/685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 10 No. 2 (2010)
Revista Produção Online; v. 10 n. 2 (2010)
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536947247906816