VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350 |
Resumo: | Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelos acadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o artigo identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por meio de uma pesquisa em três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler. Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o consumidor são a qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo com deslocamento, valor da mensalidade, as atividades complementares e a carga horária do curso. |
id |
ABEPRO-2_d80394dc7e26aaab29c15b3dc77ace28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/350 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAPrecificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada.Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelos acadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o artigo identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por meio de uma pesquisa em três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler. Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o consumidor são a qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo com deslocamento, valor da mensalidade, as atividades complementares e a carga horária do curso.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2005-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/35010.14488/1676-1901.v5i2.350Revista Produção Online; Vol. 5 No. 2 (2005)Revista Produção Online; v. 5 n. 2 (2005)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350/438Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMecca, MarleiColauto, RomualdoColauto, RomualdoBeuren, IlseBeuren, Ilse2015-11-11T17:27:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/350Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27:02Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
spellingShingle |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA Mecca, Marlei Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada. |
title_short |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_full |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_fullStr |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_full_unstemmed |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
title_sort |
VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA |
author |
Mecca, Marlei |
author_facet |
Mecca, Marlei Colauto, Romualdo Beuren, Ilse |
author_role |
author |
author2 |
Colauto, Romualdo Beuren, Ilse |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mecca, Marlei Colauto, Romualdo Colauto, Romualdo Beuren, Ilse Beuren, Ilse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada. |
topic |
Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada. |
description |
Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelos acadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o artigo identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por meio de uma pesquisa em três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler. Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o consumidor são a qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo com deslocamento, valor da mensalidade, as atividades complementares e a carga horária do curso. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350 10.14488/1676-1901.v5i2.350 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v5i2.350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350/438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 5 No. 2 (2005) Revista Produção Online; v. 5 n. 2 (2005) 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1761536947632734208 |