VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mecca, Marlei
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Colauto, Romualdo, Beuren, Ilse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350
Resumo: Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelos acadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o  artigo identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por meio de uma pesquisa em  três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler. Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o consumidor são a   qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo  com deslocamento, valor da mensalidade, as  atividades complementares e a carga horária do curso.
id ABEPRO-2_d80394dc7e26aaab29c15b3dc77ace28
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/350
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAPrecificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada.Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelos acadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o  artigo identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por meio de uma pesquisa em  três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler. Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o consumidor são a   qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo  com deslocamento, valor da mensalidade, as  atividades complementares e a carga horária do curso.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2005-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/35010.14488/1676-1901.v5i2.350Revista Produção Online; Vol. 5 No. 2 (2005)Revista Produção Online; v. 5 n. 2 (2005)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350/438Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMecca, MarleiColauto, RomualdoColauto, RomualdoBeuren, IlseBeuren, Ilse2015-11-11T17:27:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/350Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27:02Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
spellingShingle VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Mecca, Marlei
Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada.
title_short VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_fullStr VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_full_unstemmed VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
title_sort VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
author Mecca, Marlei
author_facet Mecca, Marlei
Colauto, Romualdo
Beuren, Ilse
author_role author
author2 Colauto, Romualdo
Beuren, Ilse
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mecca, Marlei
Colauto, Romualdo
Colauto, Romualdo
Beuren, Ilse
Beuren, Ilse
dc.subject.por.fl_str_mv Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada.
topic Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada.
description Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelos acadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o  artigo identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por meio de uma pesquisa em  três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler. Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o consumidor são a   qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo  com deslocamento, valor da mensalidade, as  atividades complementares e a carga horária do curso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350
10.14488/1676-1901.v5i2.350
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v5i2.350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/350/438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 5 No. 2 (2005)
Revista Produção Online; v. 5 n. 2 (2005)
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536947632734208