Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kusterko,Sheila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ensslin,Sandra Rolim, Ensslin,Leonardo, Chaves,Leonardo Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000300615
Resumo: RESUMO Com o aumento da demanda e a crise hídrica em muitos países, a gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água mostra-se relevante em todos os serviços de água. Esta pesquisa propôs-se a construir um modelo de avaliação de desempenho para apoiar uma empresa de saneamento quanto à gestão de perdas nos sistemas de abastecimento de água que opera. Para tanto, baseou-se na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C). A construção do modelo seguiu as três fases do MCDA-C: estruturação, avaliação e recomendações. Na fase de estruturação, foram construídos 64 descritores, distribuídos em quatro áreas de preocupação: perdas aparentes, perdas reais, apoio operacional e relacionamento externo. Ao final da fase de avaliação, o status quo do sistema de abastecimento de água estudado foi de 22,51, considerado, pelo decisor, no nível competitivo. Foram elaboradas recomendações de ações para melhorar o desempenho do status quo para aqueles descritores que apresentaram desempenho comprometedor e que foram julgados pelo decisor como merecedores de aperfeiçoamento. As recomendações simuladas em conjunto foram importantes para a melhora no desempenho em todas as áreas de preocupação, resultando no desempenho global de 60,82. Assim, a metodologia MCDA-C mostrou-se coerente para os temas abordados nesta pesquisa e confirmou suas premissas construtivistas em todas as suas fases aqui desenvolvidas: estruturação, avaliação e recomendações.
id ABES-1_969b73be2be7b25ceb2f2f72bb2f78aa
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522018000300615
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivistasistemas de abastecimento de águagestão de perdasavaliação de desempenhoMCDA-CRESUMO Com o aumento da demanda e a crise hídrica em muitos países, a gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água mostra-se relevante em todos os serviços de água. Esta pesquisa propôs-se a construir um modelo de avaliação de desempenho para apoiar uma empresa de saneamento quanto à gestão de perdas nos sistemas de abastecimento de água que opera. Para tanto, baseou-se na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C). A construção do modelo seguiu as três fases do MCDA-C: estruturação, avaliação e recomendações. Na fase de estruturação, foram construídos 64 descritores, distribuídos em quatro áreas de preocupação: perdas aparentes, perdas reais, apoio operacional e relacionamento externo. Ao final da fase de avaliação, o status quo do sistema de abastecimento de água estudado foi de 22,51, considerado, pelo decisor, no nível competitivo. Foram elaboradas recomendações de ações para melhorar o desempenho do status quo para aqueles descritores que apresentaram desempenho comprometedor e que foram julgados pelo decisor como merecedores de aperfeiçoamento. As recomendações simuladas em conjunto foram importantes para a melhora no desempenho em todas as áreas de preocupação, resultando no desempenho global de 60,82. Assim, a metodologia MCDA-C mostrou-se coerente para os temas abordados nesta pesquisa e confirmou suas premissas construtivistas em todas as suas fases aqui desenvolvidas: estruturação, avaliação e recomendações.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000300615Engenharia Sanitaria e Ambiental v.23 n.3 2018reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522018156436info:eu-repo/semantics/openAccessKusterko,SheilaEnsslin,Sandra RolimEnsslin,LeonardoChaves,Leonardo Corrêapor2018-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522018000300615Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2018-07-27T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista
title Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista
spellingShingle Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista
Kusterko,Sheila
sistemas de abastecimento de água
gestão de perdas
avaliação de desempenho
MCDA-C
title_short Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista
title_full Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista
title_fullStr Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista
title_full_unstemmed Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista
title_sort Gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água: uma abordagem construtivista
author Kusterko,Sheila
author_facet Kusterko,Sheila
Ensslin,Sandra Rolim
Ensslin,Leonardo
Chaves,Leonardo Corrêa
author_role author
author2 Ensslin,Sandra Rolim
Ensslin,Leonardo
Chaves,Leonardo Corrêa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kusterko,Sheila
Ensslin,Sandra Rolim
Ensslin,Leonardo
Chaves,Leonardo Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv sistemas de abastecimento de água
gestão de perdas
avaliação de desempenho
MCDA-C
topic sistemas de abastecimento de água
gestão de perdas
avaliação de desempenho
MCDA-C
description RESUMO Com o aumento da demanda e a crise hídrica em muitos países, a gestão de perdas em sistemas de abastecimento de água mostra-se relevante em todos os serviços de água. Esta pesquisa propôs-se a construir um modelo de avaliação de desempenho para apoiar uma empresa de saneamento quanto à gestão de perdas nos sistemas de abastecimento de água que opera. Para tanto, baseou-se na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C). A construção do modelo seguiu as três fases do MCDA-C: estruturação, avaliação e recomendações. Na fase de estruturação, foram construídos 64 descritores, distribuídos em quatro áreas de preocupação: perdas aparentes, perdas reais, apoio operacional e relacionamento externo. Ao final da fase de avaliação, o status quo do sistema de abastecimento de água estudado foi de 22,51, considerado, pelo decisor, no nível competitivo. Foram elaboradas recomendações de ações para melhorar o desempenho do status quo para aqueles descritores que apresentaram desempenho comprometedor e que foram julgados pelo decisor como merecedores de aperfeiçoamento. As recomendações simuladas em conjunto foram importantes para a melhora no desempenho em todas as áreas de preocupação, resultando no desempenho global de 60,82. Assim, a metodologia MCDA-C mostrou-se coerente para os temas abordados nesta pesquisa e confirmou suas premissas construtivistas em todas as suas fases aqui desenvolvidas: estruturação, avaliação e recomendações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000300615
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000300615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522018156436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.23 n.3 2018
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213195054055424