AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Ana Carolina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mederiros, Gerson Araújo de, Gianelli, Bruno Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78
Resumo: A educação ambiental é parte do processo de educação no qual se constroemvalores voltados para a conservação do meio ambiente, contribuindo para ocombate à crise ambiental. A avaliação do ciclo de vida estima os potenciaisimpactos ambientais gerados durante todo o ciclo de vida de uma atividade.Este trabalho objetivou avaliar os potenciais impactos ambientais produzidospor um programa de educação ambiental pela visão do ciclo de vida e proporuma metodologia tanto para inserção desse conceito em atividades deeducação ambiental como de avaliação do desempenho ambiental de outrosprogramas educativos. A partir do uso do programa computacional SimaPro7.3.0, o cenário de destino final de resíduos representou 67,1% dos impactosambientais totais, a maior parte devido ao transporte de resíduos orgânicosao aterro sanitário, seguido de outras atividades envolvendo logística.Encontra-se na compostagem desse tipo de resíduo a redução de até 37% deimpactos em relação ao cenário original.
id ABES-2_5b77a1555bdefd07e3b05da726d0e3d9
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/78
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOSLIFE CYCLE ASSESSMENT AS AN ANALYZING TOOL FOR ENVIRONMENTAL IMPACTS AND CONCEPT APPLIED TO EDUCATION PROGRAMSavaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico.life cycle assessment; environmental education; environmental management; zoo.A educação ambiental é parte do processo de educação no qual se constroemvalores voltados para a conservação do meio ambiente, contribuindo para ocombate à crise ambiental. A avaliação do ciclo de vida estima os potenciaisimpactos ambientais gerados durante todo o ciclo de vida de uma atividade.Este trabalho objetivou avaliar os potenciais impactos ambientais produzidospor um programa de educação ambiental pela visão do ciclo de vida e proporuma metodologia tanto para inserção desse conceito em atividades deeducação ambiental como de avaliação do desempenho ambiental de outrosprogramas educativos. A partir do uso do programa computacional SimaPro7.3.0, o cenário de destino final de resíduos representou 67,1% dos impactosambientais totais, a maior parte devido ao transporte de resíduos orgânicosao aterro sanitário, seguido de outras atividades envolvendo logística.Encontra-se na compostagem desse tipo de resíduo a redução de até 37% deimpactos em relação ao cenário original.Environmental education is part of the education process, where values are built to conserve the environment, combating the environmental crisis. Life cycle assessment estimates the potential environmental impacts generated throughout the life cycle of an activity. This work aimed at evaluating the potential environmental impacts produced by an education program through the life cycle perspective and at proposing a methodology both for the insertion of this concept into environmental education activities and for evaluating the environmental performance of other educational programs. Using the SimaPro 7.3.0 software, the final waste scenario accounted for 67.1% of the total environmental impacts, mostly due to the transportation of organic waste to the landfill, followed by other activities involving logistics. The organic decomposition of this type of waste can reduce the impacts up to 37% in relation to the original scenario.Zeppelini Publishers2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/7810.5327/Z2176-947820190399Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 51 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Março; 15-27Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 51 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - March; 15-272176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78/442Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Ana CarolinaMederiros, Gerson Araújo deGianelli, Bruno Fernando2022-03-15T15:39:40Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/78Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2022-03-15T15:39:40Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
LIFE CYCLE ASSESSMENT AS AN ANALYZING TOOL FOR ENVIRONMENTAL IMPACTS AND CONCEPT APPLIED TO EDUCATION PROGRAMS
title AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
Dutra, Ana Carolina
avaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico.
life cycle assessment; environmental education; environmental management; zoo.
title_short AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
title_full AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
title_sort AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
author Dutra, Ana Carolina
author_facet Dutra, Ana Carolina
Mederiros, Gerson Araújo de
Gianelli, Bruno Fernando
author_role author
author2 Mederiros, Gerson Araújo de
Gianelli, Bruno Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Ana Carolina
Mederiros, Gerson Araújo de
Gianelli, Bruno Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico.
life cycle assessment; environmental education; environmental management; zoo.
topic avaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico.
life cycle assessment; environmental education; environmental management; zoo.
description A educação ambiental é parte do processo de educação no qual se constroemvalores voltados para a conservação do meio ambiente, contribuindo para ocombate à crise ambiental. A avaliação do ciclo de vida estima os potenciaisimpactos ambientais gerados durante todo o ciclo de vida de uma atividade.Este trabalho objetivou avaliar os potenciais impactos ambientais produzidospor um programa de educação ambiental pela visão do ciclo de vida e proporuma metodologia tanto para inserção desse conceito em atividades deeducação ambiental como de avaliação do desempenho ambiental de outrosprogramas educativos. A partir do uso do programa computacional SimaPro7.3.0, o cenário de destino final de resíduos representou 67,1% dos impactosambientais totais, a maior parte devido ao transporte de resíduos orgânicosao aterro sanitário, seguido de outras atividades envolvendo logística.Encontra-se na compostagem desse tipo de resíduo a redução de até 37% deimpactos em relação ao cenário original.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78
10.5327/Z2176-947820190399
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78
identifier_str_mv 10.5327/Z2176-947820190399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78/442
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências Ambientais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências Ambientais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 51 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Março; 15-27
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 51 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - March; 15-27
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068920042029056