AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
Texto Completo: | https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78 |
Resumo: | A educação ambiental é parte do processo de educação no qual se constroemvalores voltados para a conservação do meio ambiente, contribuindo para ocombate à crise ambiental. A avaliação do ciclo de vida estima os potenciaisimpactos ambientais gerados durante todo o ciclo de vida de uma atividade.Este trabalho objetivou avaliar os potenciais impactos ambientais produzidospor um programa de educação ambiental pela visão do ciclo de vida e proporuma metodologia tanto para inserção desse conceito em atividades deeducação ambiental como de avaliação do desempenho ambiental de outrosprogramas educativos. A partir do uso do programa computacional SimaPro7.3.0, o cenário de destino final de resíduos representou 67,1% dos impactosambientais totais, a maior parte devido ao transporte de resíduos orgânicosao aterro sanitário, seguido de outras atividades envolvendo logística.Encontra-se na compostagem desse tipo de resíduo a redução de até 37% deimpactos em relação ao cenário original. |
id |
ABES-2_5b77a1555bdefd07e3b05da726d0e3d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/78 |
network_acronym_str |
ABES-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOSLIFE CYCLE ASSESSMENT AS AN ANALYZING TOOL FOR ENVIRONMENTAL IMPACTS AND CONCEPT APPLIED TO EDUCATION PROGRAMSavaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico.life cycle assessment; environmental education; environmental management; zoo.A educação ambiental é parte do processo de educação no qual se constroemvalores voltados para a conservação do meio ambiente, contribuindo para ocombate à crise ambiental. A avaliação do ciclo de vida estima os potenciaisimpactos ambientais gerados durante todo o ciclo de vida de uma atividade.Este trabalho objetivou avaliar os potenciais impactos ambientais produzidospor um programa de educação ambiental pela visão do ciclo de vida e proporuma metodologia tanto para inserção desse conceito em atividades deeducação ambiental como de avaliação do desempenho ambiental de outrosprogramas educativos. A partir do uso do programa computacional SimaPro7.3.0, o cenário de destino final de resíduos representou 67,1% dos impactosambientais totais, a maior parte devido ao transporte de resíduos orgânicosao aterro sanitário, seguido de outras atividades envolvendo logística.Encontra-se na compostagem desse tipo de resíduo a redução de até 37% deimpactos em relação ao cenário original.Environmental education is part of the education process, where values are built to conserve the environment, combating the environmental crisis. Life cycle assessment estimates the potential environmental impacts generated throughout the life cycle of an activity. This work aimed at evaluating the potential environmental impacts produced by an education program through the life cycle perspective and at proposing a methodology both for the insertion of this concept into environmental education activities and for evaluating the environmental performance of other educational programs. Using the SimaPro 7.3.0 software, the final waste scenario accounted for 67.1% of the total environmental impacts, mostly due to the transportation of organic waste to the landfill, followed by other activities involving logistics. The organic decomposition of this type of waste can reduce the impacts up to 37% in relation to the original scenario.Zeppelini Publishers2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/7810.5327/Z2176-947820190399Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 51 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Março; 15-27Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 51 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - March; 15-272176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78/442Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências Ambientaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Ana CarolinaMederiros, Gerson Araújo deGianelli, Bruno Fernando2022-03-15T15:39:40Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/78Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2022-03-15T15:39:40Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS LIFE CYCLE ASSESSMENT AS AN ANALYZING TOOL FOR ENVIRONMENTAL IMPACTS AND CONCEPT APPLIED TO EDUCATION PROGRAMS |
title |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS Dutra, Ana Carolina avaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico. life cycle assessment; environmental education; environmental management; zoo. |
title_short |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS |
title_full |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS E CONCEITO APLICADOS EM PROGRAMAS EDUCATIVOS |
author |
Dutra, Ana Carolina |
author_facet |
Dutra, Ana Carolina Mederiros, Gerson Araújo de Gianelli, Bruno Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Mederiros, Gerson Araújo de Gianelli, Bruno Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Ana Carolina Mederiros, Gerson Araújo de Gianelli, Bruno Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico. life cycle assessment; environmental education; environmental management; zoo. |
topic |
avaliação do ciclo de vida; educação ambiental; gestão ambiental; zoológico. life cycle assessment; environmental education; environmental management; zoo. |
description |
A educação ambiental é parte do processo de educação no qual se constroemvalores voltados para a conservação do meio ambiente, contribuindo para ocombate à crise ambiental. A avaliação do ciclo de vida estima os potenciaisimpactos ambientais gerados durante todo o ciclo de vida de uma atividade.Este trabalho objetivou avaliar os potenciais impactos ambientais produzidospor um programa de educação ambiental pela visão do ciclo de vida e proporuma metodologia tanto para inserção desse conceito em atividades deeducação ambiental como de avaliação do desempenho ambiental de outrosprogramas educativos. A partir do uso do programa computacional SimaPro7.3.0, o cenário de destino final de resíduos representou 67,1% dos impactosambientais totais, a maior parte devido ao transporte de resíduos orgânicosao aterro sanitário, seguido de outras atividades envolvendo logística.Encontra-se na compostagem desse tipo de resíduo a redução de até 37% deimpactos em relação ao cenário original. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78 10.5327/Z2176-947820190399 |
url |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78 |
identifier_str_mv |
10.5327/Z2176-947820190399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/78/442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências Ambientais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências Ambientais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Zeppelini Publishers |
publisher.none.fl_str_mv |
Zeppelini Publishers |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 51 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Março; 15-27 Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 51 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - March; 15-27 2176-9478 1808-4524 reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) instacron:ABES |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) |
instacron_str |
ABES |
institution |
ABES |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbciamb@abes-dn.org.br|| |
_version_ |
1797068920042029056 |