CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelicioni, Andrea Focesi
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ribeiro, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485
Resumo: A diversidade de representações sociais e práticas em Educação Ambiental – EA, bem como osresultados de um levantamento nacional que mostrava a falta de capacitação específica entreexecutores de projetos de EA, motivaram o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, de doutorado,que buscou identificar representações sociais e práticas em EA, presentes entre educadoresambientais, conhecer os motivos que os levaram a participar de um curso de especialização em EA,e os impactos do mesmo, entre outros objetivos específicos. Quanto aos resultados, foram identificadosquatro tipos de representações sociais em EA – conservacionista, romântica, ecossocialista etecnocêntrica; em relação às práticas relatadas havia uma gradação entre as que focalizavam oindivíduo e suas relações com o mundo, e outras, as quais privilegiavam a resolução de situaçõesproblema;entre as razões que levaram os educadores a fazer o curso destacaram-se a procura desubsídios teóricos e práticos, de intercâmbio de experiências e de valorização profissional. Consideraramque o curso trouxe impactos positivos, pois ampliou o entendimento sobre a EA, possibilitou articular teoria e prática e o exercício da interdisciplinaridade.
id ABES-2_eaa5d83702372f0a9ccb0c30f980a303
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/485
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação ambiental, educador ambiental, curso de especialização em educação ambiental, Faculdade de Saúde Pública.A diversidade de representações sociais e práticas em Educação Ambiental – EA, bem como osresultados de um levantamento nacional que mostrava a falta de capacitação específica entreexecutores de projetos de EA, motivaram o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, de doutorado,que buscou identificar representações sociais e práticas em EA, presentes entre educadoresambientais, conhecer os motivos que os levaram a participar de um curso de especialização em EA,e os impactos do mesmo, entre outros objetivos específicos. Quanto aos resultados, foram identificadosquatro tipos de representações sociais em EA – conservacionista, romântica, ecossocialista etecnocêntrica; em relação às práticas relatadas havia uma gradação entre as que focalizavam oindivíduo e suas relações com o mundo, e outras, as quais privilegiavam a resolução de situaçõesproblema;entre as razões que levaram os educadores a fazer o curso destacaram-se a procura desubsídios teóricos e práticos, de intercâmbio de experiências e de valorização profissional. Consideraramque o curso trouxe impactos positivos, pois ampliou o entendimento sobre a EA, possibilitou articular teoria e prática e o exercício da interdisciplinaridade.Zeppelini Publishers2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 02 (2005): RBCIAMB - Dezembro; 21-24Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 02 (2005): RBCIAMB - December; 21-242176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485/414Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessPelicioni, Andrea FocesiRibeiro, Helena2020-10-18T21:20:37Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/485Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T21:20:37Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Pelicioni, Andrea Focesi
Educação ambiental, educador ambiental, curso de especialização em educação ambiental, Faculdade de Saúde Pública.
title_short CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Pelicioni, Andrea Focesi
author_facet Pelicioni, Andrea Focesi
Ribeiro, Helena
author_role author
author2 Ribeiro, Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelicioni, Andrea Focesi
Ribeiro, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental, educador ambiental, curso de especialização em educação ambiental, Faculdade de Saúde Pública.
topic Educação ambiental, educador ambiental, curso de especialização em educação ambiental, Faculdade de Saúde Pública.
description A diversidade de representações sociais e práticas em Educação Ambiental – EA, bem como osresultados de um levantamento nacional que mostrava a falta de capacitação específica entreexecutores de projetos de EA, motivaram o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, de doutorado,que buscou identificar representações sociais e práticas em EA, presentes entre educadoresambientais, conhecer os motivos que os levaram a participar de um curso de especialização em EA,e os impactos do mesmo, entre outros objetivos específicos. Quanto aos resultados, foram identificadosquatro tipos de representações sociais em EA – conservacionista, romântica, ecossocialista etecnocêntrica; em relação às práticas relatadas havia uma gradação entre as que focalizavam oindivíduo e suas relações com o mundo, e outras, as quais privilegiavam a resolução de situaçõesproblema;entre as razões que levaram os educadores a fazer o curso destacaram-se a procura desubsídios teóricos e práticos, de intercâmbio de experiências e de valorização profissional. Consideraramque o curso trouxe impactos positivos, pois ampliou o entendimento sobre a EA, possibilitou articular teoria e prática e o exercício da interdisciplinaridade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485/414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 02 (2005): RBCIAMB - Dezembro; 21-24
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 02 (2005): RBCIAMB - December; 21-24
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068921756450816