CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
Texto Completo: | https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485 |
Resumo: | A diversidade de representações sociais e práticas em Educação Ambiental – EA, bem como osresultados de um levantamento nacional que mostrava a falta de capacitação específica entreexecutores de projetos de EA, motivaram o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, de doutorado,que buscou identificar representações sociais e práticas em EA, presentes entre educadoresambientais, conhecer os motivos que os levaram a participar de um curso de especialização em EA,e os impactos do mesmo, entre outros objetivos específicos. Quanto aos resultados, foram identificadosquatro tipos de representações sociais em EA – conservacionista, romântica, ecossocialista etecnocêntrica; em relação às práticas relatadas havia uma gradação entre as que focalizavam oindivíduo e suas relações com o mundo, e outras, as quais privilegiavam a resolução de situaçõesproblema;entre as razões que levaram os educadores a fazer o curso destacaram-se a procura desubsídios teóricos e práticos, de intercâmbio de experiências e de valorização profissional. Consideraramque o curso trouxe impactos positivos, pois ampliou o entendimento sobre a EA, possibilitou articular teoria e prática e o exercício da interdisciplinaridade. |
id |
ABES-2_eaa5d83702372f0a9ccb0c30f980a303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/485 |
network_acronym_str |
ABES-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação ambiental, educador ambiental, curso de especialização em educação ambiental, Faculdade de Saúde Pública.A diversidade de representações sociais e práticas em Educação Ambiental – EA, bem como osresultados de um levantamento nacional que mostrava a falta de capacitação específica entreexecutores de projetos de EA, motivaram o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, de doutorado,que buscou identificar representações sociais e práticas em EA, presentes entre educadoresambientais, conhecer os motivos que os levaram a participar de um curso de especialização em EA,e os impactos do mesmo, entre outros objetivos específicos. Quanto aos resultados, foram identificadosquatro tipos de representações sociais em EA – conservacionista, romântica, ecossocialista etecnocêntrica; em relação às práticas relatadas havia uma gradação entre as que focalizavam oindivíduo e suas relações com o mundo, e outras, as quais privilegiavam a resolução de situaçõesproblema;entre as razões que levaram os educadores a fazer o curso destacaram-se a procura desubsídios teóricos e práticos, de intercâmbio de experiências e de valorização profissional. Consideraramque o curso trouxe impactos positivos, pois ampliou o entendimento sobre a EA, possibilitou articular teoria e prática e o exercício da interdisciplinaridade.Zeppelini Publishers2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 02 (2005): RBCIAMB - Dezembro; 21-24Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 02 (2005): RBCIAMB - December; 21-242176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485/414Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessPelicioni, Andrea FocesiRibeiro, Helena2020-10-18T21:20:37Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/485Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T21:20:37Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pelicioni, Andrea Focesi Educação ambiental, educador ambiental, curso de especialização em educação ambiental, Faculdade de Saúde Pública. |
title_short |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
CAPACITAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Pelicioni, Andrea Focesi |
author_facet |
Pelicioni, Andrea Focesi Ribeiro, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelicioni, Andrea Focesi Ribeiro, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental, educador ambiental, curso de especialização em educação ambiental, Faculdade de Saúde Pública. |
topic |
Educação ambiental, educador ambiental, curso de especialização em educação ambiental, Faculdade de Saúde Pública. |
description |
A diversidade de representações sociais e práticas em Educação Ambiental – EA, bem como osresultados de um levantamento nacional que mostrava a falta de capacitação específica entreexecutores de projetos de EA, motivaram o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, de doutorado,que buscou identificar representações sociais e práticas em EA, presentes entre educadoresambientais, conhecer os motivos que os levaram a participar de um curso de especialização em EA,e os impactos do mesmo, entre outros objetivos específicos. Quanto aos resultados, foram identificadosquatro tipos de representações sociais em EA – conservacionista, romântica, ecossocialista etecnocêntrica; em relação às práticas relatadas havia uma gradação entre as que focalizavam oindivíduo e suas relações com o mundo, e outras, as quais privilegiavam a resolução de situaçõesproblema;entre as razões que levaram os educadores a fazer o curso destacaram-se a procura desubsídios teóricos e práticos, de intercâmbio de experiências e de valorização profissional. Consideraramque o curso trouxe impactos positivos, pois ampliou o entendimento sobre a EA, possibilitou articular teoria e prática e o exercício da interdisciplinaridade. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485 |
url |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/485/414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Zeppelini Publishers |
publisher.none.fl_str_mv |
Zeppelini Publishers |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 02 (2005): RBCIAMB - Dezembro; 21-24 Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 02 (2005): RBCIAMB - December; 21-24 2176-9478 1808-4524 reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) instacron:ABES |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) |
instacron_str |
ABES |
institution |
ABES |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbciamb@abes-dn.org.br|| |
_version_ |
1797068921756450816 |