Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros,Maria Z. de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Bezerra Neto,Francisco, Porto,Vânia C. N., Santos,Ricardo H. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000200008
Resumo: O experimento foi conduzido de dezembro/97 a março/98 na ESAM. Avaliou-se o desempenho de cinco cultivares de alface em dois sistemas de cultivo (solteiro e consorciado) com a cultivar de cenoura Brasília, bem como a performance da cenoura nestes sistemas de cultivo, nas condições de temperatura elevada e ampla luminosidade de Mossoró (RN). O solo foi Argissolo Vermelho Amarelo Eutrófico. O delineamento experimental foi de blocos casualizados completos com cinco repetições, em esquema fatorial 2 x 5. O primeiro fator foi constituído dos sistemas de cultivo (solteiro e consorciado), e o segundo fator das cultivares de alface (Babá de Verão, Elisa, Great Lakes, Regina e Tainá). Em cada bloco foi plantada uma parcela solteira de cenoura, para obtenção dos índices combinados. Duas análises de variância univariadas foram realizadas: uma para avaliar as características da alface no fatorial 2 x 5 e a outra para as características da cenoura em blocos casualizados com seis tratamentos, provenientes das cinco cultivares de alface consorciadas com a cenoura, além da cenoura em sistema solteiro. As culturas tiveram produções adequadas para a comercialização, em ambos os sistemas de cultivos avaliados. Independentemente destes sistemas, a maior produtividade de alface foi observada na cultivar Babá de Verão. O sistema consorciado cenoura e alface "Regina" foi o mais viável agroeconomicamente (com índice de uso da terra em torno de 16%). Os rendimentos de raízes da cenoura não foram afetados pela competição das cultivares de alface estudadas.
id ABH-1_422f60955f9ec354cccf5126a8000799
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362002000200008
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em MossoróLactuca sativaDaucus carotaconsórcioíndices agroeconômicosistemas de cultivoO experimento foi conduzido de dezembro/97 a março/98 na ESAM. Avaliou-se o desempenho de cinco cultivares de alface em dois sistemas de cultivo (solteiro e consorciado) com a cultivar de cenoura Brasília, bem como a performance da cenoura nestes sistemas de cultivo, nas condições de temperatura elevada e ampla luminosidade de Mossoró (RN). O solo foi Argissolo Vermelho Amarelo Eutrófico. O delineamento experimental foi de blocos casualizados completos com cinco repetições, em esquema fatorial 2 x 5. O primeiro fator foi constituído dos sistemas de cultivo (solteiro e consorciado), e o segundo fator das cultivares de alface (Babá de Verão, Elisa, Great Lakes, Regina e Tainá). Em cada bloco foi plantada uma parcela solteira de cenoura, para obtenção dos índices combinados. Duas análises de variância univariadas foram realizadas: uma para avaliar as características da alface no fatorial 2 x 5 e a outra para as características da cenoura em blocos casualizados com seis tratamentos, provenientes das cinco cultivares de alface consorciadas com a cenoura, além da cenoura em sistema solteiro. As culturas tiveram produções adequadas para a comercialização, em ambos os sistemas de cultivos avaliados. Independentemente destes sistemas, a maior produtividade de alface foi observada na cultivar Babá de Verão. O sistema consorciado cenoura e alface "Regina" foi o mais viável agroeconomicamente (com índice de uso da terra em torno de 16%). Os rendimentos de raízes da cenoura não foram afetados pela competição das cultivares de alface estudadas.Associação Brasileira de Horticultura2002-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000200008Horticultura Brasileira v.20 n.2 2002reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362002000200008info:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros,Maria Z. deBezerra Neto,FranciscoPorto,Vânia C. N.Santos,Ricardo H. S.por2003-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362002000200008Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2003-10-15T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró
title Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró
spellingShingle Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró
Negreiros,Maria Z. de
Lactuca sativa
Daucus carota
consórcio
índices agroeconômico
sistemas de cultivo
title_short Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró
title_full Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró
title_fullStr Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró
title_full_unstemmed Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró
title_sort Cultivares de alface em sistemas solteiro e consorciado com cenoura em Mossoró
author Negreiros,Maria Z. de
author_facet Negreiros,Maria Z. de
Bezerra Neto,Francisco
Porto,Vânia C. N.
Santos,Ricardo H. S.
author_role author
author2 Bezerra Neto,Francisco
Porto,Vânia C. N.
Santos,Ricardo H. S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros,Maria Z. de
Bezerra Neto,Francisco
Porto,Vânia C. N.
Santos,Ricardo H. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Lactuca sativa
Daucus carota
consórcio
índices agroeconômico
sistemas de cultivo
topic Lactuca sativa
Daucus carota
consórcio
índices agroeconômico
sistemas de cultivo
description O experimento foi conduzido de dezembro/97 a março/98 na ESAM. Avaliou-se o desempenho de cinco cultivares de alface em dois sistemas de cultivo (solteiro e consorciado) com a cultivar de cenoura Brasília, bem como a performance da cenoura nestes sistemas de cultivo, nas condições de temperatura elevada e ampla luminosidade de Mossoró (RN). O solo foi Argissolo Vermelho Amarelo Eutrófico. O delineamento experimental foi de blocos casualizados completos com cinco repetições, em esquema fatorial 2 x 5. O primeiro fator foi constituído dos sistemas de cultivo (solteiro e consorciado), e o segundo fator das cultivares de alface (Babá de Verão, Elisa, Great Lakes, Regina e Tainá). Em cada bloco foi plantada uma parcela solteira de cenoura, para obtenção dos índices combinados. Duas análises de variância univariadas foram realizadas: uma para avaliar as características da alface no fatorial 2 x 5 e a outra para as características da cenoura em blocos casualizados com seis tratamentos, provenientes das cinco cultivares de alface consorciadas com a cenoura, além da cenoura em sistema solteiro. As culturas tiveram produções adequadas para a comercialização, em ambos os sistemas de cultivos avaliados. Independentemente destes sistemas, a maior produtividade de alface foi observada na cultivar Babá de Verão. O sistema consorciado cenoura e alface "Regina" foi o mais viável agroeconomicamente (com índice de uso da terra em torno de 16%). Os rendimentos de raízes da cenoura não foram afetados pela competição das cultivares de alface estudadas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362002000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.20 n.2 2002
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213076878491648