Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho;,Claudio G. P. de
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Oliveira;,Valter R., Casali;,Vicente W. D., Cruz.,Cosme D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05361998000200113
Resumo: Avaliaram-se as associações existentes entre componentes pri mários e secundários da produção de frutos, em genótipos de pi mentão, por meio da análise de correlações canônicas. Além disso, realizou-se o estudo da adequação dos dados a esta análise em de corrência da existência de multicolinearidade expressa nas matrizes de correlações utilizadas. O ensaio foi conduzido no município de Viçosa (MG), no período de 6 de outubro de 1993 a 19 de março do 1994. A umidade relativa do ar média anual da região é de 80%, a temperatura média anual é de 20°C e a precipitação média anual é de 1340 mm. O delineamento experimental utilizado foi blocos com pletos casualizados, com três repetições. Cada parcela foi composta de uma fileira com seis plantas, espaçadas 0,40 m, mantendo-se um espaçamento entre linhas de 0,9 m. As quatro plantas centrais cons tituíram a parcela útil. O estudo das correlações e dos pares canônicos revelou que há dependência significativa a 1% de probabilidade, pelo teste de qui-quadrado, entre caracteres morfológicos e agronô micos (diâmetros do pendúnculo e do caule e alturas da planta e da primeira bifurcação) e de fruto (comprimento, largura, relação comprimento/largura do fruto e espessura da polpa) com os componen tes primários da produção (peso médio e número total de frutos). A associação mais expressiva foi estabelecida entre estes componen tes e caracteres do fruto. Para estes caracteres, deve-se considerar simultaneamente o comprimento e a largura do fruto e a espessura da polpa para se obter ganhos em número total e, principalmente, em peso médio de frutos. Entre os caracteres morfológicos e agro nômicos, diâmetro do pedúnculo apresentou importância mais des tacada e poderá permitir a obtenção de resposta correlacionada com peso médio de frutos.
id ABH-1_d0a45346893868b662e6d374c2f66652
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05361998000200113
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.Capsicum annuum L.multicolinearidadepeso médio de frutoscaracterísticas de frutos.Avaliaram-se as associações existentes entre componentes pri mários e secundários da produção de frutos, em genótipos de pi mentão, por meio da análise de correlações canônicas. Além disso, realizou-se o estudo da adequação dos dados a esta análise em de corrência da existência de multicolinearidade expressa nas matrizes de correlações utilizadas. O ensaio foi conduzido no município de Viçosa (MG), no período de 6 de outubro de 1993 a 19 de março do 1994. A umidade relativa do ar média anual da região é de 80%, a temperatura média anual é de 20°C e a precipitação média anual é de 1340 mm. O delineamento experimental utilizado foi blocos com pletos casualizados, com três repetições. Cada parcela foi composta de uma fileira com seis plantas, espaçadas 0,40 m, mantendo-se um espaçamento entre linhas de 0,9 m. As quatro plantas centrais cons tituíram a parcela útil. O estudo das correlações e dos pares canônicos revelou que há dependência significativa a 1% de probabilidade, pelo teste de qui-quadrado, entre caracteres morfológicos e agronô micos (diâmetros do pendúnculo e do caule e alturas da planta e da primeira bifurcação) e de fruto (comprimento, largura, relação comprimento/largura do fruto e espessura da polpa) com os componen tes primários da produção (peso médio e número total de frutos). A associação mais expressiva foi estabelecida entre estes componen tes e caracteres do fruto. Para estes caracteres, deve-se considerar simultaneamente o comprimento e a largura do fruto e a espessura da polpa para se obter ganhos em número total e, principalmente, em peso médio de frutos. Entre os caracteres morfológicos e agro nômicos, diâmetro do pedúnculo apresentou importância mais des tacada e poderá permitir a obtenção de resposta correlacionada com peso médio de frutos.Associação Brasileira de Horticultura1998-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05361998000200113Horticultura Brasileira v.16 n.2 1998reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05361998160000200004info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho;,Claudio G. P. deOliveira;,Valter R.Casali;,Vicente W. D.Cruz.,Cosme D.por2015-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05361998000200113Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2015-09-14T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.
title Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.
spellingShingle Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.
Carvalho;,Claudio G. P. de
Capsicum annuum L.
multicolinearidade
peso médio de frutos
características de frutos.
title_short Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.
title_full Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.
title_fullStr Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.
title_full_unstemmed Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.
title_sort Correlações canônicas entre componentes primários e secundários da produção de frutos em pimentão.
author Carvalho;,Claudio G. P. de
author_facet Carvalho;,Claudio G. P. de
Oliveira;,Valter R.
Casali;,Vicente W. D.
Cruz.,Cosme D.
author_role author
author2 Oliveira;,Valter R.
Casali;,Vicente W. D.
Cruz.,Cosme D.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho;,Claudio G. P. de
Oliveira;,Valter R.
Casali;,Vicente W. D.
Cruz.,Cosme D.
dc.subject.por.fl_str_mv Capsicum annuum L.
multicolinearidade
peso médio de frutos
características de frutos.
topic Capsicum annuum L.
multicolinearidade
peso médio de frutos
características de frutos.
description Avaliaram-se as associações existentes entre componentes pri mários e secundários da produção de frutos, em genótipos de pi mentão, por meio da análise de correlações canônicas. Além disso, realizou-se o estudo da adequação dos dados a esta análise em de corrência da existência de multicolinearidade expressa nas matrizes de correlações utilizadas. O ensaio foi conduzido no município de Viçosa (MG), no período de 6 de outubro de 1993 a 19 de março do 1994. A umidade relativa do ar média anual da região é de 80%, a temperatura média anual é de 20°C e a precipitação média anual é de 1340 mm. O delineamento experimental utilizado foi blocos com pletos casualizados, com três repetições. Cada parcela foi composta de uma fileira com seis plantas, espaçadas 0,40 m, mantendo-se um espaçamento entre linhas de 0,9 m. As quatro plantas centrais cons tituíram a parcela útil. O estudo das correlações e dos pares canônicos revelou que há dependência significativa a 1% de probabilidade, pelo teste de qui-quadrado, entre caracteres morfológicos e agronô micos (diâmetros do pendúnculo e do caule e alturas da planta e da primeira bifurcação) e de fruto (comprimento, largura, relação comprimento/largura do fruto e espessura da polpa) com os componen tes primários da produção (peso médio e número total de frutos). A associação mais expressiva foi estabelecida entre estes componen tes e caracteres do fruto. Para estes caracteres, deve-se considerar simultaneamente o comprimento e a largura do fruto e a espessura da polpa para se obter ganhos em número total e, principalmente, em peso médio de frutos. Entre os caracteres morfológicos e agro nômicos, diâmetro do pedúnculo apresentou importância mais des tacada e poderá permitir a obtenção de resposta correlacionada com peso médio de frutos.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05361998000200113
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05361998000200113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05361998160000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.16 n.2 1998
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213075972521984