Lesões orais em crianças HIV positivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Luisa Cabral dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1261
Resumo: Objetivo: realizar uma revisão de literatura, relatando as principais manifestações bucais presentes em pacientes pediátricos que apresentem HIV. Revisão de Literatura: a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids) é uma condição sistêmica de deficiência imunológica causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que pertence à família Retroviridae, podendo ser transmitido pela via sanguínea, pelo contato sexual e pela via vertical – durante a gestação, o parto ou a amamentação. A Aids é considerada pediátrica quando a infecção pelo HIV ocorre de 0 a 13 anos de idade. Os sintomas da doença são distintos entre adultos e crianças, isso devido ao fato de que os pacientes infantis possuem o sistema imunológico imaturo o que torna mais suscetível a instalação de infecções oportunistas. É importante o conhecimento das manifestações orais em crianças diagnosticadas com o vírus da Aids, pois os primeiros sinais e sintomas da doença podem ser encontrados em cavidade oral pelo cirurgião dentista. Lesões bucais são comuns nos pacientes pediátricos imunossuprimidos, principalmente como manifestação secundária que sinalizam a progressão da doença ou a ineficácia do tratamento antirretroviral. As alterações mais citadas nos artigos são: herpes simples, quelite angular, leucoplasia pilosa, eritema linear gengival, sarcoma de Kaposi, hipoplasia de esmalte, condiloma acuminado, ulcerações aftosas recorrentes e patologias nas glândulas salivares. Conclusão: a literatura difere com relação à manifestação de algumas lesões, no entanto, concordam que a de maior prevalência é a candidíase oral. Ressalta também a importância de um rigoroso e criterioso exame clínico pelos cirurgiões-dentistas.
id ABO-1_8db62135574dfeb87c0d4531609c03c4
oai_identifier_str oai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1261
network_acronym_str ABO-1
network_name_str Revista Brasileira de Odontologia
repository_id_str
spelling Lesões orais em crianças HIV positivasMEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)Objetivo: realizar uma revisão de literatura, relatando as principais manifestações bucais presentes em pacientes pediátricos que apresentem HIV. Revisão de Literatura: a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids) é uma condição sistêmica de deficiência imunológica causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que pertence à família Retroviridae, podendo ser transmitido pela via sanguínea, pelo contato sexual e pela via vertical – durante a gestação, o parto ou a amamentação. A Aids é considerada pediátrica quando a infecção pelo HIV ocorre de 0 a 13 anos de idade. Os sintomas da doença são distintos entre adultos e crianças, isso devido ao fato de que os pacientes infantis possuem o sistema imunológico imaturo o que torna mais suscetível a instalação de infecções oportunistas. É importante o conhecimento das manifestações orais em crianças diagnosticadas com o vírus da Aids, pois os primeiros sinais e sintomas da doença podem ser encontrados em cavidade oral pelo cirurgião dentista. Lesões bucais são comuns nos pacientes pediátricos imunossuprimidos, principalmente como manifestação secundária que sinalizam a progressão da doença ou a ineficácia do tratamento antirretroviral. As alterações mais citadas nos artigos são: herpes simples, quelite angular, leucoplasia pilosa, eritema linear gengival, sarcoma de Kaposi, hipoplasia de esmalte, condiloma acuminado, ulcerações aftosas recorrentes e patologias nas glândulas salivares. Conclusão: a literatura difere com relação à manifestação de algumas lesões, no entanto, concordam que a de maior prevalência é a candidíase oral. Ressalta também a importância de um rigoroso e criterioso exame clínico pelos cirurgiões-dentistas.Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de JaneiroSantos, Ana Luisa Cabral dos2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/126110.18363/rbo.v75.2018.e1261Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 33Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 331984-3747reponame:Revista Brasileira de Odontologiainstname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)instacron:ABOporhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1261/pdfCrianças; Lesão oral; HIVDireitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T12:15:22Zoai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1261Revistahttps://revista.aborj.org.br/index.php/rboONGhttp://www.revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oaihttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai0034-72721984-3747opendoar:2019-02-28T12:15:22Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)false
dc.title.none.fl_str_mv Lesões orais em crianças HIV positivas
title Lesões orais em crianças HIV positivas
spellingShingle Lesões orais em crianças HIV positivas
Santos, Ana Luisa Cabral dos
MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
title_short Lesões orais em crianças HIV positivas
title_full Lesões orais em crianças HIV positivas
title_fullStr Lesões orais em crianças HIV positivas
title_full_unstemmed Lesões orais em crianças HIV positivas
title_sort Lesões orais em crianças HIV positivas
author Santos, Ana Luisa Cabral dos
author_facet Santos, Ana Luisa Cabral dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Luisa Cabral dos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
topic MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
description Objetivo: realizar uma revisão de literatura, relatando as principais manifestações bucais presentes em pacientes pediátricos que apresentem HIV. Revisão de Literatura: a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids) é uma condição sistêmica de deficiência imunológica causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que pertence à família Retroviridae, podendo ser transmitido pela via sanguínea, pelo contato sexual e pela via vertical – durante a gestação, o parto ou a amamentação. A Aids é considerada pediátrica quando a infecção pelo HIV ocorre de 0 a 13 anos de idade. Os sintomas da doença são distintos entre adultos e crianças, isso devido ao fato de que os pacientes infantis possuem o sistema imunológico imaturo o que torna mais suscetível a instalação de infecções oportunistas. É importante o conhecimento das manifestações orais em crianças diagnosticadas com o vírus da Aids, pois os primeiros sinais e sintomas da doença podem ser encontrados em cavidade oral pelo cirurgião dentista. Lesões bucais são comuns nos pacientes pediátricos imunossuprimidos, principalmente como manifestação secundária que sinalizam a progressão da doença ou a ineficácia do tratamento antirretroviral. As alterações mais citadas nos artigos são: herpes simples, quelite angular, leucoplasia pilosa, eritema linear gengival, sarcoma de Kaposi, hipoplasia de esmalte, condiloma acuminado, ulcerações aftosas recorrentes e patologias nas glândulas salivares. Conclusão: a literatura difere com relação à manifestação de algumas lesões, no entanto, concordam que a de maior prevalência é a candidíase oral. Ressalta também a importância de um rigoroso e criterioso exame clínico pelos cirurgiões-dentistas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1261
10.18363/rbo.v75.2018.e1261
url https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1261
identifier_str_mv 10.18363/rbo.v75.2018.e1261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1261/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Crianças; Lesão oral; HIV


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 33
Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 33
1984-3747
reponame:Revista Brasileira de Odontologia
instname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron:ABO
instname_str Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron_str ABO
institution ABO
reponame_str Revista Brasileira de Odontologia
collection Revista Brasileira de Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
repository.mail.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai
_version_ 1798313203924467712