Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Juliano Martins de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1747
Resumo: Objetivo: com o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina, há um consecutivo aumento no número de pacientes que procuram por procedimentos na Odontologia. Esses mesmos pacientes antes eram impossibilitados de frequentar tais ambientes por restrições clínicas e sistêmicas. Dessa forma, fica lúcido o aumento da probabilidade dos cirurgiões-dentistas enfrentarem algum tipo de emergência no consultório odontológico, entendendo por emergência o agravo imprevisto e brusco a saúde, com presente risco à vida. É importante levar em consideração que neste tipo de evento não pode haver demora no atendimento e socorro. Os cirurgiões-dentistas, ainda, são responsáveis pelo cuidado não só com a saúde, mas também pela vida de seus pacientes. Para os pacientes que, por sua vez, possam vir a apresentar necessidades de controle e cuidados médicos emergenciais em pleno ambiente odontológico, acometendo mais os indivíduos que demonstram propensão a estes fatos durante a anamnese, previamente ou não. Sabendo-se disso, para um correto atendimento, a equipe de saúde deve estar preparada e informada para qualquer contratempo. Resultados: o estudo tem a intenção de informar, discutir e elucidar as mais frequentes situações para o tratamento de emergências médicas em consultórios odontológicos bem como medidas eficazes para estas intercorrências, visando a segurança e bem-estar dos pacientes. Conclusão: o conhecimento prévio dos profissionais cirurgiões-dentistas no tratamento adequado dos diferentes tipos de emergências médicas em consultórios odontológicos facilita e possibilita o correto manejo dos pacientes que possam vir a apresentar este tipo de necessidade.
id ABO-1_c805647e142835c25b331c024f8d7afa
oai_identifier_str oai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1747
network_acronym_str ABO-1
network_name_str Revista Brasileira de Odontologia
repository_id_str
spelling Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)Odontologia; Tratamento de emergências; Atendimento de emergênciaObjetivo: com o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina, há um consecutivo aumento no número de pacientes que procuram por procedimentos na Odontologia. Esses mesmos pacientes antes eram impossibilitados de frequentar tais ambientes por restrições clínicas e sistêmicas. Dessa forma, fica lúcido o aumento da probabilidade dos cirurgiões-dentistas enfrentarem algum tipo de emergência no consultório odontológico, entendendo por emergência o agravo imprevisto e brusco a saúde, com presente risco à vida. É importante levar em consideração que neste tipo de evento não pode haver demora no atendimento e socorro. Os cirurgiões-dentistas, ainda, são responsáveis pelo cuidado não só com a saúde, mas também pela vida de seus pacientes. Para os pacientes que, por sua vez, possam vir a apresentar necessidades de controle e cuidados médicos emergenciais em pleno ambiente odontológico, acometendo mais os indivíduos que demonstram propensão a estes fatos durante a anamnese, previamente ou não. Sabendo-se disso, para um correto atendimento, a equipe de saúde deve estar preparada e informada para qualquer contratempo. Resultados: o estudo tem a intenção de informar, discutir e elucidar as mais frequentes situações para o tratamento de emergências médicas em consultórios odontológicos bem como medidas eficazes para estas intercorrências, visando a segurança e bem-estar dos pacientes. Conclusão: o conhecimento prévio dos profissionais cirurgiões-dentistas no tratamento adequado dos diferentes tipos de emergências médicas em consultórios odontológicos facilita e possibilita o correto manejo dos pacientes que possam vir a apresentar este tipo de necessidade.Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de JaneiroMarins, Juliano Martins de2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1747Revista Brasileira de Odontologia; v. 76 (2019): Suppl. 2; 201Revista Brasileira de Odontologia; v. 76 (2019): Suppl. 2; 2011984-3747reponame:Revista Brasileira de Odontologiainstname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)instacron:ABOporhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1747/1237Direitos autorais 2019 Rev. Bras. Odontol.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:13:40Zoai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1747Revistahttps://revista.aborj.org.br/index.php/rboONGhttp://www.revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oaihttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai0034-72721984-3747opendoar:2019-12-09T13:13:40Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)false
dc.title.none.fl_str_mv Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?
title Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?
spellingShingle Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?
Marins, Juliano Martins de
MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Odontologia; Tratamento de emergências; Atendimento de emergência
title_short Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?
title_full Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?
title_fullStr Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?
title_full_unstemmed Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?
title_sort Emergências médicas no consultório odontológico: como lidar?
author Marins, Juliano Martins de
author_facet Marins, Juliano Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Juliano Martins de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Odontologia; Tratamento de emergências; Atendimento de emergência
topic MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Odontologia; Tratamento de emergências; Atendimento de emergência
description Objetivo: com o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina, há um consecutivo aumento no número de pacientes que procuram por procedimentos na Odontologia. Esses mesmos pacientes antes eram impossibilitados de frequentar tais ambientes por restrições clínicas e sistêmicas. Dessa forma, fica lúcido o aumento da probabilidade dos cirurgiões-dentistas enfrentarem algum tipo de emergência no consultório odontológico, entendendo por emergência o agravo imprevisto e brusco a saúde, com presente risco à vida. É importante levar em consideração que neste tipo de evento não pode haver demora no atendimento e socorro. Os cirurgiões-dentistas, ainda, são responsáveis pelo cuidado não só com a saúde, mas também pela vida de seus pacientes. Para os pacientes que, por sua vez, possam vir a apresentar necessidades de controle e cuidados médicos emergenciais em pleno ambiente odontológico, acometendo mais os indivíduos que demonstram propensão a estes fatos durante a anamnese, previamente ou não. Sabendo-se disso, para um correto atendimento, a equipe de saúde deve estar preparada e informada para qualquer contratempo. Resultados: o estudo tem a intenção de informar, discutir e elucidar as mais frequentes situações para o tratamento de emergências médicas em consultórios odontológicos bem como medidas eficazes para estas intercorrências, visando a segurança e bem-estar dos pacientes. Conclusão: o conhecimento prévio dos profissionais cirurgiões-dentistas no tratamento adequado dos diferentes tipos de emergências médicas em consultórios odontológicos facilita e possibilita o correto manejo dos pacientes que possam vir a apresentar este tipo de necessidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1747
url https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1747/1237
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Rev. Bras. Odontol.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Rev. Bras. Odontol.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia; v. 76 (2019): Suppl. 2; 201
Revista Brasileira de Odontologia; v. 76 (2019): Suppl. 2; 201
1984-3747
reponame:Revista Brasileira de Odontologia
instname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron:ABO
instname_str Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron_str ABO
institution ABO
reponame_str Revista Brasileira de Odontologia
collection Revista Brasileira de Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
repository.mail.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai
_version_ 1798313203233456128