The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Compolítica |
Texto Completo: | https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114 |
Resumo: | RESUMOO artigo enfoca os modelos de organização e produção de campanhas e polÃticas no Brasil, com destaque para o papel da televisão e, mais especificamente, do horário gratuito de propaganda eleitoral. A análise se estende a um objeto inédito na história polÃtico-democrática do paÃs: a campanha do plebiscito no Pará, em 2011, sobre a criação ou não dos estados do Carajás e do Tapajós, sua composição e suas estratégias de produção. O método analÃtico utilizou o conceito de polÃtica de imagem de Wilson Gomes (2004). Identificou-se uma homogeneização das campanhas que tratavam de diferentes regiões, o direcionamento das estratégias à população da capital do Pará, Belém, e o "jogo" polÃtico de construção e desconstrução de imagens dos sujeitos que estiveram à frente das campanhas do plebiscito. ABSTRACTThe article focuses on organizational models and production of political campaigns in Brazil emphasizing the role of television and, more specifically, the free time for political propaganda. A unique object in the political and democratic history of the country is analyzed: composition and production strategies of the campaign for a plebiscite in Pará, in 2011, about creating or not the states of Carajás and Tapajós. The analytical method used the concept of image policy of Wilson Gomes (2004). One could identify a homogenization of campaigns that dealt with different regions, the establishment of strategies targeting the population from the capital city of Pará, Belém, and the political "game" of image construction and deconstruction of political actors that conducted the campaign. |
id |
ABPCP-2_5b14952974e04c820fd30d118de4754a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/114 |
network_acronym_str |
ABPCP-2 |
network_name_str |
Revista Compolítica |
repository_id_str |
|
spelling |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image buildingAs campanhas eleitorais do plebiscito no Pará, em 2011 e o jogo político de construção de imagensRESUMOO artigo enfoca os modelos de organização e produção de campanhas e polÃticas no Brasil, com destaque para o papel da televisão e, mais especificamente, do horário gratuito de propaganda eleitoral. A análise se estende a um objeto inédito na história polÃtico-democrática do paÃs: a campanha do plebiscito no Pará, em 2011, sobre a criação ou não dos estados do Carajás e do Tapajós, sua composição e suas estratégias de produção. O método analÃtico utilizou o conceito de polÃtica de imagem de Wilson Gomes (2004). Identificou-se uma homogeneização das campanhas que tratavam de diferentes regiões, o direcionamento das estratégias à população da capital do Pará, Belém, e o "jogo" polÃtico de construção e desconstrução de imagens dos sujeitos que estiveram à frente das campanhas do plebiscito. ABSTRACTThe article focuses on organizational models and production of political campaigns in Brazil emphasizing the role of television and, more specifically, the free time for political propaganda. A unique object in the political and democratic history of the country is analyzed: composition and production strategies of the campaign for a plebiscite in Pará, in 2011, about creating or not the states of Carajás and Tapajós. The analytical method used the concept of image policy of Wilson Gomes (2004). One could identify a homogenization of campaigns that dealt with different regions, the establishment of strategies targeting the population from the capital city of Pará, Belém, and the political "game" of image construction and deconstruction of political actors that conducted the campaign.O artigo enfoca os modelos de organização e produção de campanhas e políticas no Brasil, com destaque para o papel da televisão e, mais especificamente, do horário gratuito de propaganda eleitoral. A análise se estende a um objeto inédito na história político-democrática do país: a campanha do plebiscito no Pará, em 2011, sobre a criação ou não dos estados do Carajás e do Tapajós, sua composição e suas estratégias de produção. O método analítico utilizou o conceito de política de imagem de Wilson Gomes (2004). Identificou-se uma homogeneização das campanhas que tratavam de diferentes regiões, o direcionamento das estratégias à população da capital do Pará, Belém, e o "jogo" político de construção e desconstrução de imagens dos sujeitos que estiveram à frente das campanhas do plebiscito.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2017-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/pngimage/jpegimage/jpegimage/pnghttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/11410.21878/compolitica.2017.7.1.114Compolítica; Vol. 7 No. 1 (2017); 129-156Compolítica; v. 7 n. 1 (2017); 129-1562236-478110.21878/compolitica.2017.7.1reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/118https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/174https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/175https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/176https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/177https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/178https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/179https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/180https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/181Copyright (c) 2017 CompolÃticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aquino, Evelyn Cristina Ferreira2021-07-13T04:58:46Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/114RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:58:46Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building As campanhas eleitorais do plebiscito no Pará, em 2011 e o jogo político de construção de imagens |
title |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building |
spellingShingle |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building de Aquino, Evelyn Cristina Ferreira |
title_short |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building |
title_full |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building |
title_fullStr |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building |
title_full_unstemmed |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building |
title_sort |
The plebiscite campaign in Para in 2011 and the political game of image building |
author |
de Aquino, Evelyn Cristina Ferreira |
author_facet |
de Aquino, Evelyn Cristina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Aquino, Evelyn Cristina Ferreira |
description |
RESUMOO artigo enfoca os modelos de organização e produção de campanhas e polÃticas no Brasil, com destaque para o papel da televisão e, mais especificamente, do horário gratuito de propaganda eleitoral. A análise se estende a um objeto inédito na história polÃtico-democrática do paÃs: a campanha do plebiscito no Pará, em 2011, sobre a criação ou não dos estados do Carajás e do Tapajós, sua composição e suas estratégias de produção. O método analÃtico utilizou o conceito de polÃtica de imagem de Wilson Gomes (2004). Identificou-se uma homogeneização das campanhas que tratavam de diferentes regiões, o direcionamento das estratégias à população da capital do Pará, Belém, e o "jogo" polÃtico de construção e desconstrução de imagens dos sujeitos que estiveram à frente das campanhas do plebiscito. ABSTRACTThe article focuses on organizational models and production of political campaigns in Brazil emphasizing the role of television and, more specifically, the free time for political propaganda. A unique object in the political and democratic history of the country is analyzed: composition and production strategies of the campaign for a plebiscite in Pará, in 2011, about creating or not the states of Carajás and Tapajós. The analytical method used the concept of image policy of Wilson Gomes (2004). One could identify a homogenization of campaigns that dealt with different regions, the establishment of strategies targeting the population from the capital city of Pará, Belém, and the political "game" of image construction and deconstruction of political actors that conducted the campaign. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114 10.21878/compolitica.2017.7.1.114 |
url |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114 |
identifier_str_mv |
10.21878/compolitica.2017.7.1.114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/118 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/174 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/175 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/176 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/177 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/178 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/179 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/180 https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/114/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 CompolÃtica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 CompolÃtica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/png image/jpeg image/jpeg image/png |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política |
dc.source.none.fl_str_mv |
Compolítica; Vol. 7 No. 1 (2017); 129-156 Compolítica; v. 7 n. 1 (2017); 129-156 2236-4781 10.21878/compolitica.2017.7.1 reponame:Revista Compolítica instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) instacron:ABPCP |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) |
instacron_str |
ABPCP |
institution |
ABPCP |
reponame_str |
Revista Compolítica |
collection |
Revista Compolítica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@compolitica.org |
_version_ |
1797049677253705728 |