Agenda-setting: mídia e opinião pública na dinâmica de políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capella, Ana Cláudia Niedhardt
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brasil, Felipe Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/236
Resumo: Como uma questão se insere na agenda governamental, levando o governo a desenvolverpolíticas para lidar com um problema específico? Dada a grande quantidade deacontecimentos, fatos e problemas existentes no dia a dia e que mereceriam atenção dosatores governamentais, de que forma alguns temas são priorizados em detrimento de outros?Essas são algumas das questões enfrentadas pelos pesquisadores que se dedicam a estudaro processo de formação da agenda governamental. O objetivo do presente estudo consisteem recuperar o histórico desses estudos sobre agenda, com base nas três tradições depesquisa da agenda identificadas por Dearing e Rogers (1996). Em especial, procuramosdiscutir as conexões entre as pesquisas conduzidas no campo de políticas públicas, que têmcomo foco a agenda governamental, e as relacionadas à tradição da comunicação política.Entendemos que ambas tradições não apenas registram questões teóricas e metodológicasem comum, mas podem se beneficiar de uma aproximação.
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