Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sella,Ana Carolina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Chiodelli,Taís, Mendes,Camila de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000300011
Resumo: A ausência do desenvolvimento da linguagem pode resultar em diversos problemas. Uma população a qual pode ser bastante afetada por déficits de linguagem é a população nascida cega. O objetivo desta revisão sistemática da literatura foi compilar estudos empíricos que tiveram por alvo descrever e/ou avaliar o desenvolvimento de comportamentos pré-linguísticos e linguísticos iniciais em crianças cegas congênitas. Foram encontrados 19 estudos que possuíam todos os critérios definidos para esta revisão bibliográfica. Os 19 estudos foram analisados em relação: a) a quais bases de dados e periódicos publicaram e arquivam tais artigos; b) ao número de estudos envolvendo: primeiras palavras, alcançar e buscar objetos, atenção conjunta, e outros comportamentos linguísticos; à presença ou ausência de definições operacionais dos comportamentos-alvo; d) aos objetivos dos estudos. Os estudos foram publicados em 11 periódicos diferentes. A maior parte dos estudos tinha como foco as primeiras palavras dos participantes. Em relação às definições operacionais, 15 estudos possuíam alguma informação acerca de tal definição. O presente artigo sintetiza diversos estudos que abordam o desenvolvimento da linguagem em crianças cegas congênitas e pode ser utilizado como um guia para pesquisas futuras na área.
id ABPEE-1_3c44584612b98c1ee3f84065e722cb85
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382013000300011
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitasEducação EspecialCegoLinguagemA ausência do desenvolvimento da linguagem pode resultar em diversos problemas. Uma população a qual pode ser bastante afetada por déficits de linguagem é a população nascida cega. O objetivo desta revisão sistemática da literatura foi compilar estudos empíricos que tiveram por alvo descrever e/ou avaliar o desenvolvimento de comportamentos pré-linguísticos e linguísticos iniciais em crianças cegas congênitas. Foram encontrados 19 estudos que possuíam todos os critérios definidos para esta revisão bibliográfica. Os 19 estudos foram analisados em relação: a) a quais bases de dados e periódicos publicaram e arquivam tais artigos; b) ao número de estudos envolvendo: primeiras palavras, alcançar e buscar objetos, atenção conjunta, e outros comportamentos linguísticos; à presença ou ausência de definições operacionais dos comportamentos-alvo; d) aos objetivos dos estudos. Os estudos foram publicados em 11 periódicos diferentes. A maior parte dos estudos tinha como foco as primeiras palavras dos participantes. Em relação às definições operacionais, 15 estudos possuíam alguma informação acerca de tal definição. O presente artigo sintetiza diversos estudos que abordam o desenvolvimento da linguagem em crianças cegas congênitas e pode ser utilizado como um guia para pesquisas futuras na área.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000300011Revista Brasileira de Educação Especial v.19 n.3 2013reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382013000300011info:eu-repo/semantics/openAccessSella,Ana CarolinaChiodelli,TaísMendes,Camila de Almeidapor2015-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382013000300011Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2015-06-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas
title Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas
spellingShingle Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas
Sella,Ana Carolina
Educação Especial
Cego
Linguagem
title_short Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas
title_full Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas
title_fullStr Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas
title_full_unstemmed Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas
title_sort Uma revisão sistemática de comportamentos pré-linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas
author Sella,Ana Carolina
author_facet Sella,Ana Carolina
Chiodelli,Taís
Mendes,Camila de Almeida
author_role author
author2 Chiodelli,Taís
Mendes,Camila de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sella,Ana Carolina
Chiodelli,Taís
Mendes,Camila de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Cego
Linguagem
topic Educação Especial
Cego
Linguagem
description A ausência do desenvolvimento da linguagem pode resultar em diversos problemas. Uma população a qual pode ser bastante afetada por déficits de linguagem é a população nascida cega. O objetivo desta revisão sistemática da literatura foi compilar estudos empíricos que tiveram por alvo descrever e/ou avaliar o desenvolvimento de comportamentos pré-linguísticos e linguísticos iniciais em crianças cegas congênitas. Foram encontrados 19 estudos que possuíam todos os critérios definidos para esta revisão bibliográfica. Os 19 estudos foram analisados em relação: a) a quais bases de dados e periódicos publicaram e arquivam tais artigos; b) ao número de estudos envolvendo: primeiras palavras, alcançar e buscar objetos, atenção conjunta, e outros comportamentos linguísticos; à presença ou ausência de definições operacionais dos comportamentos-alvo; d) aos objetivos dos estudos. Os estudos foram publicados em 11 periódicos diferentes. A maior parte dos estudos tinha como foco as primeiras palavras dos participantes. Em relação às definições operacionais, 15 estudos possuíam alguma informação acerca de tal definição. O presente artigo sintetiza diversos estudos que abordam o desenvolvimento da linguagem em crianças cegas congênitas e pode ser utilizado como um guia para pesquisas futuras na área.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382013000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.19 n.3 2013
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573562011648