Mecanismos de compreensão linguística em cegos congênitos: uma abordagem cognitiva da construção de sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Gerlanne da Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26922
Resumo: Este estudo busca, por meio da investigação de casos atípicos, corroborar hipóteses, acerca de casos típicos, de como sentidos são construídos por pessoas que não apresentam problemas congênitos de visão. Desta forma, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os mecanismos cognitivos por meio dos quais pessoas com cegueira congênita compreendem enunciados. Para tanto, serão investigados: a relevância das affordances (GIBSON, 1979; CHEMERO, 2009; DUQUE, 2013) na compreensão de narrativas por pessoas com visão zero; como cegos congênitos utilizam a metonímia e o foco na compreensão de narrativas; e as dimensões da estrutura narrativa (LAKOFF, NARAYANAN, 2010) utilizadas como ferramentas no processo de construção de sentidos por cegos com visão zero. Sendo estes os objetivos específicos da pesquisa, o arcabouço teórico está alicerçado nos pressupostos defendidos pela Cognição Ecológica da Linguagem (DUQUE, 2015; 2016; 2017; 2018). Considerando os aspectos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo empírico qualitativo por método indutivo, quase-experimental, uma vez que a seleção dos envolvidos não foi realizada de forma aleatória. Podemos considerá-lo como experimento de Caso Único (MONTERO; LEÓN, 2007) ou de Sujeito Único (KANTOWITZ et al, 2006) por entendermos que os dados obtidos por meio de testes serão tratados e comparados entre os sujeitos pertencentes ao mesmo grupo experimental. Com o objetivo de atender às necessidades da pesquisa, convidamos o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN) para atuar como instituição coparticipante. Os testes realizados terão seus resultados descritos e comparados entre os participantes da pesquisa. A discussão final foi construída e baseada a partir das categorias analíticas adotadas para esta pesquisa e subsidiada pelo arcabouço teórico anteriormente apresentado. Desta forma, buscamos atender aos objetivos da pesquisa e esclarecer as nossas hipóteses sobre a problemática que deu origem a este estudo.
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Para tanto, serão investigados: a relevância das affordances (GIBSON, 1979; CHEMERO, 2009; DUQUE, 2013) na compreensão de narrativas por pessoas com visão zero; como cegos congênitos utilizam a metonímia e o foco na compreensão de narrativas; e as dimensões da estrutura narrativa (LAKOFF, NARAYANAN, 2010) utilizadas como ferramentas no processo de construção de sentidos por cegos com visão zero. Sendo estes os objetivos específicos da pesquisa, o arcabouço teórico está alicerçado nos pressupostos defendidos pela Cognição Ecológica da Linguagem (DUQUE, 2015; 2016; 2017; 2018). Considerando os aspectos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo empírico qualitativo por método indutivo, quase-experimental, uma vez que a seleção dos envolvidos não foi realizada de forma aleatória. Podemos considerá-lo como experimento de Caso Único (MONTERO; LEÓN, 2007) ou de Sujeito Único (KANTOWITZ et al, 2006) por entendermos que os dados obtidos por meio de testes serão tratados e comparados entre os sujeitos pertencentes ao mesmo grupo experimental. Com o objetivo de atender às necessidades da pesquisa, convidamos o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN) para atuar como instituição coparticipante. Os testes realizados terão seus resultados descritos e comparados entre os participantes da pesquisa. A discussão final foi construída e baseada a partir das categorias analíticas adotadas para esta pesquisa e subsidiada pelo arcabouço teórico anteriormente apresentado. Desta forma, buscamos atender aos objetivos da pesquisa e esclarecer as nossas hipóteses sobre a problemática que deu origem a este estudo.This study seeks, through the investigation of atypical cases, to corroborate hypotheses, about typical cases, of how senses are constructed by people who do not present congenital problems of vision. In this way, this research has as main objective to analyze the cognitive mechanisms through which people with congenital blindness understand statements. To do so, we will investigate: the relevance of affordances (GIBSON, 1979; CHEMERO, 2009; DUQUE, 2013) in the understanding of narratives by people with zero vision; how the congenital blind use the metonymy and the focus on the understanding of narratives; and the dimensions of the narrative structure (LAKOFF, NARAYANAN, 2010) used as tools in the process of constructing meanings by blind people with zero vision. Having these as the specific objectives of the research, the theoretical framework is based on the assumptions defended by the Ecological Cognition of Language (DUQUE, 2015, 2016, 2017, 2018). Considering the methodological aspects, this research is a qualitative empirical study by inductive, quasi-experimental method, since the selection of those involved was not performed in a random way. We can consider it as a single-case experiment (MONTERO, LEÓN, 2007) or Single Subject (KANTOWITZ et al, 2006) because we understand that the data obtained through tests will be treated and compared among the subjects belonging to the same experimental group. In order to meet the research needs, we invited the Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN) to act as a partner institution. The tests performed will have their results described and compared among the participants of the research. The final discussion was constructed and based on the analytical categories adopted for this research and subsidized by the theoretical framework previously presented. In this way, we seek to meet the research objectives and clarify our hypotheses about the problematic that gave rise to this study.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguística cognitivaCompreensãoCegos congênitosMecanismos de compreensão linguística em cegos congênitos: uma abordagem cognitiva da construção de sentidosMechanisms of language understanding in congenital blinds: a cognitive approach to the construction of meaningsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMecanismoscompreensãolinguística_Tavares_2018.pdf.txtMecanismoscompreensãolinguística_Tavares_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain198653https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26922/2/Mecanismoscompreens%c3%a3olingu%c3%adstica_Tavares_2018.pdf.txt8aac58f8f9613dee45ea5b61fb0b9632MD52THUMBNAILMecanismoscompreensãolinguística_Tavares_2018.pdf.jpgMecanismoscompreensãolinguística_Tavares_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26922/3/Mecanismoscompreens%c3%a3olingu%c3%adstica_Tavares_2018.pdf.jpga71bc8a5a7a2070d97b4adb69d4404dfMD53ORIGINALMecanismoscompreensãolinguística_Tavares_2018.pdfapplication/pdf719365https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26922/1/Mecanismoscompreens%c3%a3olingu%c3%adstica_Tavares_2018.pdff7cedd318cbffc32b3d8196615287dedMD51123456789/269222019-05-26 03:02:52.858oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26922Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:02:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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