Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES,Viviane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: ALMEIDA,Maria Amélia
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300403
Resumo: RESUMO Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos do Picture Exchange Communication System (PECS) associado ao Point-of-view Video Modeling (POVM) nas habilidades comunicativas de três crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Necessidades Complexas de Comunicação. Empregou-se o delineamento experimental de múltiplas sondagens combinado ao delineamento de tratamentos alternados, sendo o PECS associado ao POVM a variável independente e as habilidades de comunicação a variável dependente. Os dados foram analisados considerando aspectos como: a porcentagem de non-overlapping, a porcentagem de respostas corretas quanto ao desempenho dos participantes e os dados da escala Likert quanto à validade social. Os resultados mostraram que a partir do início da intervenção, os níveis e as tendências de seus dados mudaram, todos os participantes obtiveram o critério, atingindo o non-overlapping de 100%. Em todas as fases do PECS associado ao POVM, os participantes obtiveram porcentagem média acima de 90%. O estudo foi considerado pelos responsáveis, pelas estagiárias e pelas professoras como socialmente válido. Conclui-se que os participantes com TEA indicaram uma mudança após a intervenção, ao comparar a condição de linha de base com a intervenção e follow-up, demonstrando uma possibilidade em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa para as crianças com TEA.
id ABPEE-1_45305b00ddaa9ab501e60e7e166a0c3f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382020000300403
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com AutismoEducação EspecialComunicação Suplementar e/ou AlternativaTranstorno do Espectro AutistaSistema de Comunicação por Troca de FigurasVideomodelaçãoRESUMO Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos do Picture Exchange Communication System (PECS) associado ao Point-of-view Video Modeling (POVM) nas habilidades comunicativas de três crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Necessidades Complexas de Comunicação. Empregou-se o delineamento experimental de múltiplas sondagens combinado ao delineamento de tratamentos alternados, sendo o PECS associado ao POVM a variável independente e as habilidades de comunicação a variável dependente. Os dados foram analisados considerando aspectos como: a porcentagem de non-overlapping, a porcentagem de respostas corretas quanto ao desempenho dos participantes e os dados da escala Likert quanto à validade social. Os resultados mostraram que a partir do início da intervenção, os níveis e as tendências de seus dados mudaram, todos os participantes obtiveram o critério, atingindo o non-overlapping de 100%. Em todas as fases do PECS associado ao POVM, os participantes obtiveram porcentagem média acima de 90%. O estudo foi considerado pelos responsáveis, pelas estagiárias e pelas professoras como socialmente válido. Conclui-se que os participantes com TEA indicaram uma mudança após a intervenção, ao comparar a condição de linha de base com a intervenção e follow-up, demonstrando uma possibilidade em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa para as crianças com TEA.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-07-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300403Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.3 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702020v26e0092info:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUES,VivianeALMEIDA,Maria Améliapor2020-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000300403Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-08-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo
title Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo
spellingShingle Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo
RODRIGUES,Viviane
Educação Especial
Comunicação Suplementar e/ou Alternativa
Transtorno do Espectro Autista
Sistema de Comunicação por Troca de Figuras
Videomodelação
title_short Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo
title_full Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo
title_fullStr Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo
title_full_unstemmed Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo
title_sort Implementação do Pecs Associado ao Point-Of-View Video Modeling na Educação Infantil para Crianças com Autismo
author RODRIGUES,Viviane
author_facet RODRIGUES,Viviane
ALMEIDA,Maria Amélia
author_role author
author2 ALMEIDA,Maria Amélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES,Viviane
ALMEIDA,Maria Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Comunicação Suplementar e/ou Alternativa
Transtorno do Espectro Autista
Sistema de Comunicação por Troca de Figuras
Videomodelação
topic Educação Especial
Comunicação Suplementar e/ou Alternativa
Transtorno do Espectro Autista
Sistema de Comunicação por Troca de Figuras
Videomodelação
description RESUMO Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos do Picture Exchange Communication System (PECS) associado ao Point-of-view Video Modeling (POVM) nas habilidades comunicativas de três crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Necessidades Complexas de Comunicação. Empregou-se o delineamento experimental de múltiplas sondagens combinado ao delineamento de tratamentos alternados, sendo o PECS associado ao POVM a variável independente e as habilidades de comunicação a variável dependente. Os dados foram analisados considerando aspectos como: a porcentagem de non-overlapping, a porcentagem de respostas corretas quanto ao desempenho dos participantes e os dados da escala Likert quanto à validade social. Os resultados mostraram que a partir do início da intervenção, os níveis e as tendências de seus dados mudaram, todos os participantes obtiveram o critério, atingindo o non-overlapping de 100%. Em todas as fases do PECS associado ao POVM, os participantes obtiveram porcentagem média acima de 90%. O estudo foi considerado pelos responsáveis, pelas estagiárias e pelas professoras como socialmente válido. Conclui-se que os participantes com TEA indicaram uma mudança após a intervenção, ao comparar a condição de linha de base com a intervenção e follow-up, demonstrando uma possibilidade em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa para as crianças com TEA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300403
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702020v26e0092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.3 2020
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574762631168