Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Katia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bez, Maria, Passerino, Liliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43423
Resumo: Uma das práticas culturais mais significativas dos seres humanos é a comunicação desenvolvida na interação com os outros num processo sócio-histórico. Este artigo apresenta um recorte do projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo) que foca no desenvolvimento de um sistema de comunicação alternativa em duas versões (web e android) e tem como finalidade facilitar a comunicação e a interação de sujeitos com autismo que apresentam déficits. Neste estudo, discute-se aspectos referentes a uma análise do contexto onde ocorrem as interações entre os sujeitos a partir de coleta de dados com duas crianças entre 3 e 5 anos, com Transtorno do Espectro Autista, não oralizados e incluídos na educação infantil. Os resultados permitem compreender o potencial de um sistema de comunicação para proporcionar possibilidades de inclusão destas crianças, no contexto da educação infantil, com aumento da comunicação e interação com o uso do Sistema SCALA.
id UFRGS-7_ca4e4fd2bfc62730f9299b9669d25d31
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43423
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com AutismoTranstorno do Espectro Autista. Autismo. Comunicação Alternativa. Contexto. Tablet.Educação EspecialUma das práticas culturais mais significativas dos seres humanos é a comunicação desenvolvida na interação com os outros num processo sócio-histórico. Este artigo apresenta um recorte do projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo) que foca no desenvolvimento de um sistema de comunicação alternativa em duas versões (web e android) e tem como finalidade facilitar a comunicação e a interação de sujeitos com autismo que apresentam déficits. Neste estudo, discute-se aspectos referentes a uma análise do contexto onde ocorrem as interações entre os sujeitos a partir de coleta de dados com duas crianças entre 3 e 5 anos, com Transtorno do Espectro Autista, não oralizados e incluídos na educação infantil. Os resultados permitem compreender o potencial de um sistema de comunicação para proporcionar possibilidades de inclusão destas crianças, no contexto da educação infantil, com aumento da comunicação e interação com o uso do Sistema SCALA.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342310.22456/1982-1654.43423Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43423/29982Coutinho, KatiaBez, MariaPasserino, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/43423Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
title Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
spellingShingle Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
Coutinho, Katia
Transtorno do Espectro Autista. Autismo. Comunicação Alternativa. Contexto. Tablet.
Educação Especial
title_short Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
title_full Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
title_fullStr Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
title_full_unstemmed Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
title_sort Análise de contexto em interações com o SCALA Tablet mediando a comunicação de alunos incluídos com Autismo
author Coutinho, Katia
author_facet Coutinho, Katia
Bez, Maria
Passerino, Liliana
author_role author
author2 Bez, Maria
Passerino, Liliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Katia
Bez, Maria
Passerino, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista. Autismo. Comunicação Alternativa. Contexto. Tablet.
Educação Especial
topic Transtorno do Espectro Autista. Autismo. Comunicação Alternativa. Contexto. Tablet.
Educação Especial
description Uma das práticas culturais mais significativas dos seres humanos é a comunicação desenvolvida na interação com os outros num processo sócio-histórico. Este artigo apresenta um recorte do projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo) que foca no desenvolvimento de um sistema de comunicação alternativa em duas versões (web e android) e tem como finalidade facilitar a comunicação e a interação de sujeitos com autismo que apresentam déficits. Neste estudo, discute-se aspectos referentes a uma análise do contexto onde ocorrem as interações entre os sujeitos a partir de coleta de dados com duas crianças entre 3 e 5 anos, com Transtorno do Espectro Autista, não oralizados e incluídos na educação infantil. Os resultados permitem compreender o potencial de um sistema de comunicação para proporcionar possibilidades de inclusão destas crianças, no contexto da educação infantil, com aumento da comunicação e interação com o uso do Sistema SCALA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43423
10.22456/1982-1654.43423
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43423
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.43423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43423/29982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183081148416