Implementação do PECS para uma criança com autismo e seus parceiros de comunicação na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinrichs, Carla Neto do Vale, 1976-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69390
Resumo: Orientadora: Profª Drª Iasmin Zanchi Boueri
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spelling Heinrichs, Carla Neto do Vale, 1976-Boueri, Iasmin Zanchi, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-07-15T18:22:49Z2021-07-15T18:22:49Z2020https://hdl.handle.net/1884/69390Orientadora: Profª Drª Iasmin Zanchi BoueriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2020Inclui referências: p. 187-197Resumo: Uma das características mais marcantes e desafiadoras do Transtorno do Espectro Autista se refere aos deficits na comunicação. Intervenções baseadas no Picture Exchange Communication System (PECS) - no Brasil, Sistema de Comunicação por Troca de Figuras - vêm destacando resultados positivos no favorecimento da comunicação de crianças com Autismo. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar a eficácia da implementação do PECS associado a Vídeo Modelação (VM) para uma criança da Educação Infantil com Autismo e, ainda, elaborar, implementar e avaliar um programa de Formação de Interlocutores - ou Parceiros de Comunicação - para a utilização do PECS. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro de Atendimento em Estimulação Precoce e em um Centro de Educação Infantil de um município da Região Metropolitana de Curitiba. Os participantes foram uma criança de cinco anos de idade com diagnóstico de Autismo e necessidades complexas de comunicação, 3 de seus professores, sua mãe e 10 de seus colegas de sala. Os instrumentos utilizados foram o Inventário Portage Operacionalizado, entrevistas estruturadas, protocolos de registro e questionários. A pesquisa empregou quatro delineamentos, sendo: um Pré e Pós-teste para avaliação do Desenvolvimento Global, um Delineamento Misto, composto por um Delineamento de Sujeito Único do tipo AB associado a um Delineamento de Tratamentos Alternados, um Pré e Pós-teste para avaliação da Formação Teórica dos Interlocutores e ainda um Delineamento de Linha de Base Múltipla Intermitente entre Sujeitos (Professores, Mãe e Colegas de Turma). A intervenção para a criança consistiu na aplicação do programa PECS associado a VM. A formação dos parceiros de comunicação foi teórico-prática, organizada em encontros com os interlocutores adultos para formação teórica, enquanto a aplicação prática ocorria durante o desenvolvimento das atividades rotineiras com a criança nos respectivos ambientes que frequentava. Para os colegas, a formação se caracterizou por meio de atividades lúdicas realizadas durante o período letivo. Os resultados demonstraram que: a criança participante obteve ganhos no Pós-teste da avaliação Global do Desenvolvimento, com um aumento médio no desempenho de 17% do Pré para o Pós-teste; obteve ganhos, na percepção dos interlocutores, nas habilidades de comunicação, principalmente com relação à linguagem expressiva; aprendeu a comunicar-se de forma funcional pela troca de figuras associada à fala, completando todas as fases do PECS em aproximadamente 4 meses, com desempenho médio superior a 90%, inclusive após um intervalo de 30 dias, no Follow-up. A frequência de comportamentos desejáveis como contato visual e o uso de palavras inteligíveis aumentaram consideravelmente ao longo da intervenção. Na formação teórica os interlocutores alcançaram médias superiores a 85% de respostas corretas no Pósteste. O desempenho dos interlocutores como parceiros de comunicação obteve médias superiores a 60% nas três primeiras fases e acima de 90% nas fases finais de implementação do programa. Os participantes consideraram a pesquisa importante e socialmente válida. Os efeitos alcançados corroboram a literatura sobre o tema, pois confirmam os resultados positivos do PECS na promoção da comunicação funcional, e demonstram que a aplicação no contexto educacional é viável, ampliando as possibilidades de inclusão plena da criança com Transtorno do Espectro Autista. Palavras-chave: Autismo. Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. Vídeo Modelação. Comunicação Suplementar e Alternativa. Formação de interlocutores.Abstract: One of the most striking and challenging characteristics of Autism Spectrum Disorder refers to deficits in communication. Interventions based on the Picture Exchange Communication System (PECS) have been highlighting positive results in fostering communication of children with autism. The main objective of this research was to evaluate the effectiveness of the implementation of the PECS associated with Video Modeling (VM) for a child with autism in Early Childhood Education, as well as to design, implement and evaluate a Training Program for Communication Partners for the use of PECS. Developed in an Early Stimulation Service Center and also in a Childhood Education Center in a municipality in the Metropolitan Region of Curitiba, the participants were a five-year-old child diagnosed with autism and complex communication needs, 3 of their teachers, their mother, and 10 of their classmates. The instruments used were the Operationalized Portage Inventory, structured interviews, registration protocols and questionnaires. The research employed four designs: a Pre and Post-test for the assessment of Global Development; a Mixed Design, composed of a Design of Single Subject of type AB associated with a Design of Alternate Treatments; a Pre and Post-test for evaluating the Theoretical Training of Communication Partners; and an Intermittent Multiple Baseline Design among Subjects (Teachers, Mother and Classmates). The intervention for the child consisted on the application of the PECS program associated with the VM. The training of the communication partners was theoretical-practical, organized in meetings with the adults for theoretical training, while the practical application occurred during the development of routine activities with the child in the respective environments they attended. For the peers, the training was characterized by playful activities carried out during the school period. The results showed that the participating child obtained a better result in the Post-test of the Global Development assessment, with an average increase in performance of 17% from the Pre to the Posttest; they also improved, according to the perception of the Communication Partners, their communication skills, mainly in relation to expressive language; learned to communicate in a functional way by exchanging pictures associated with speech, completing all phases of the PECS in approximately 4 months, with an average performance greater than 90%, including after an interval of 30 days, in the Follow-up. The frequency of desirable behaviors such as eye contact and the use of intelligible words increased considerably throughout the intervention. In the theoretical training, the communication partners reached an average above 85% of correct answers in the Post-test. Their performance as communication partners averaged over 60% in the first three phases and above 90% in the final stages of the program implementation. The participants considered the research to be relevant and socially valid. The effects achieved corroborate the literature on the subject, as they confirm the positive results of PECS in promoting functional communication, demonstrating its application in the educational context is viable and expanding the possibilities of full inclusion of children with Autism Spectrum Disorder. Keywords: Autism. Picture Exchange Communication System. Video Modeling. Augmentative and Alternative Communication. Training of Communication Partners.277 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação especialAutismo em criançasAutismo - ComunicaçãoDisturbios da falaCrianças autistas - EducaçãoCrianças com transtorno do espectro autistaEducaçãoEducação infantilImplementação do PECS para uma criança com autismo e seus parceiros de comunicação na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLA NETO DO VALE HEINRICHS.pdfapplication/pdf6155177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69390/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20NETO%20DO%20VALE%20HEINRICHS.pdf52e88c2447f76b97ef2421f72c658845MD51open access1884/693902021-07-15 15:22:49.715open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69390Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-15T18:22:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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