Percursos educativos, formativos e profissionais na Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Maria Elisabeth Soares
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fernández Batanero,José Mª
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000200003
Resumo: O emprego e a sua manutenção são aspectos fundamentais para todas as pessoas sobretudo para os portadores de deficiência, não só em termos da respectiva autonomia, mas também ao nível da conservação de uma saudável autoestima e bem-estar. Mas, para que estas pessoas se sintam verdadeiramente integradas e felizes com a sua condição de trabalhadores não basta possuírem um emprego. É necessário que se sintam capacitadas para o respectivo posto de trabalho e que nele se sintam felizes. Face a estes considerandos entendemos desenvolver para este estudo o seguinte objetivo principal: conhecer o grau de satisfação dos trabalhadores com Síndrome de Down relativamente à sua integração profissional (satisfação laboral, satisfação com o processo de integração na vida ativa). A amostra desta investigação é constituída por 14 sujeitos com Síndrome de Down, de ambos os sexos com idades compreendidas entre 20 e os 36 anos, todos residentes na zona que abrange Lisboa e Vale do Tejo.
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