A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200299 |
Resumo: | RESUMO: trata-se de uma revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre a educação inclusiva no ensino superior. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, Scielo, Cochrane, Medline e PubMed, entre os anos 2005 e 2014, utilizando-se os descritores controlados Special Education, Education Higher, Mainstreaming Education e Disabled Personse e os descritores não controlados Educação Especial, Educação Superior, Inclusão Educacional e Pessoas com Deficiência; Educación Superior, Propensíon Educación, Personas com Discapacidad. A amostra constituiu em 16 artigos. As publicações sobre a educação inclusiva no ensino superior têm sido tênues, demonstrando que ainda há muito a avançar nesse assunto. Conclui-se que o tema educação inclusiva é mais estudado em relação às crianças; as atenções dos estudiosos em relação a pessoas adultas com necessidades especiais envolvem mais a assistência em saúde e não a educação inclusiva no ensino superior. |
id |
ABPEE-1_4f5702901639f844f9ab60bbcf55e492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382016000200299 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino SuperiorEducação EspecialEducação SuperiorInclusão EducacionalPessoas com DeficiênciaRESUMO: trata-se de uma revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre a educação inclusiva no ensino superior. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, Scielo, Cochrane, Medline e PubMed, entre os anos 2005 e 2014, utilizando-se os descritores controlados Special Education, Education Higher, Mainstreaming Education e Disabled Personse e os descritores não controlados Educação Especial, Educação Superior, Inclusão Educacional e Pessoas com Deficiência; Educación Superior, Propensíon Educación, Personas com Discapacidad. A amostra constituiu em 16 artigos. As publicações sobre a educação inclusiva no ensino superior têm sido tênues, demonstrando que ainda há muito a avançar nesse assunto. Conclui-se que o tema educação inclusiva é mais estudado em relação às crianças; as atenções dos estudiosos em relação a pessoas adultas com necessidades especiais envolvem mais a assistência em saúde e não a educação inclusiva no ensino superior.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200299Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.2 2016reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382216000200011info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA,Ronaldo Queiroz deOLIVEIRA,Silvana Maria Barros deOLIVEIRA,Natália Almeida deTREZZA,Maria Cristina Soares FigueiredoRAMOS,Iara BarbosaFREITAS,Daniel Antunespor2016-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382016000200299Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-07-19T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior |
title |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior |
spellingShingle |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior OLIVEIRA,Ronaldo Queiroz de Educação Especial Educação Superior Inclusão Educacional Pessoas com Deficiência |
title_short |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior |
title_full |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior |
title_fullStr |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior |
title_sort |
A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior |
author |
OLIVEIRA,Ronaldo Queiroz de |
author_facet |
OLIVEIRA,Ronaldo Queiroz de OLIVEIRA,Silvana Maria Barros de OLIVEIRA,Natália Almeida de TREZZA,Maria Cristina Soares Figueiredo RAMOS,Iara Barbosa FREITAS,Daniel Antunes |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA,Silvana Maria Barros de OLIVEIRA,Natália Almeida de TREZZA,Maria Cristina Soares Figueiredo RAMOS,Iara Barbosa FREITAS,Daniel Antunes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA,Ronaldo Queiroz de OLIVEIRA,Silvana Maria Barros de OLIVEIRA,Natália Almeida de TREZZA,Maria Cristina Soares Figueiredo RAMOS,Iara Barbosa FREITAS,Daniel Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Educação Superior Inclusão Educacional Pessoas com Deficiência |
topic |
Educação Especial Educação Superior Inclusão Educacional Pessoas com Deficiência |
description |
RESUMO: trata-se de uma revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre a educação inclusiva no ensino superior. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, Scielo, Cochrane, Medline e PubMed, entre os anos 2005 e 2014, utilizando-se os descritores controlados Special Education, Education Higher, Mainstreaming Education e Disabled Personse e os descritores não controlados Educação Especial, Educação Superior, Inclusão Educacional e Pessoas com Deficiência; Educación Superior, Propensíon Educación, Personas com Discapacidad. A amostra constituiu em 16 artigos. As publicações sobre a educação inclusiva no ensino superior têm sido tênues, demonstrando que ainda há muito a avançar nesse assunto. Conclui-se que o tema educação inclusiva é mais estudado em relação às crianças; as atenções dos estudiosos em relação a pessoas adultas com necessidades especiais envolvem mais a assistência em saúde e não a educação inclusiva no ensino superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200299 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382216000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.22 n.2 2016 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573951033344 |