INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131693 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8 estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram da análise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade. |
id |
UFSC_809ba8b7fcf77e2bdba1843b21a59317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131693 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE)Inclusão das pessoas com deficiência. Educação Superior. Políticas Públicas.O presente trabalho tem por finalidade analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8 estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram da análise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade.INPEAU2015-04-06T13:58:04Z2015-04-06T13:58:04Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131693Silva, Alessandra Nery Obelar daAlvarenga, Bruna TelmoTauchen, Gionaraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T13:58:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131693Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T13:58:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE) |
title |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE) |
spellingShingle |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE) Silva, Alessandra Nery Obelar da Inclusão das pessoas com deficiência. Educação Superior. Políticas Públicas. |
title_short |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE) |
title_full |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE) |
title_fullStr |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE) |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE) |
title_sort |
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PAENE) |
author |
Silva, Alessandra Nery Obelar da |
author_facet |
Silva, Alessandra Nery Obelar da Alvarenga, Bruna Telmo Tauchen, Gionara |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga, Bruna Telmo Tauchen, Gionara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alessandra Nery Obelar da Alvarenga, Bruna Telmo Tauchen, Gionara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão das pessoas com deficiência. Educação Superior. Políticas Públicas. |
topic |
Inclusão das pessoas com deficiência. Educação Superior. Políticas Públicas. |
description |
O presente trabalho tem por finalidade analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8 estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram da análise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T13:58:04Z 2015-04-06T13:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131693 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823042195830079488 |