Identificação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior1
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300453 |
Resumo: | RESUMO A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) prevê que estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) recebam um Atendimento Educacional Especializado. Contudo, as pesquisas apontam que o número de estudantes identificados e acompanhados no Ensino Superior ainda é muito aquém do esperado. O objetivo deste trabalho foi descrever os procedimentos do Programa de Evidências Globais de Altas Habilidades/Superdotação nas Universidades (PEGAHSUS), para identificar estudantes universitários do Estado do Paraná, com indicadores de AH/SD. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo dos estudantes acessados e avaliados durante o período de 2017 a 2018 pelo Programa. Os instrumentos utilizados foram um Questionário para Identificação da Expressão da Inteligência (QIEI) e o teste de inteligência WAIS III. Para a avaliação da inteligência, participaram 76 alunos, dos quais 63% apresentaram quociente de inteligência total (QIT) igual ou acima de 130. A respeito da fidedignidade do instrumento de rastreio, o QIEI apresentou uma sensibilidade de 64,2% nas indicações para AH/SD. O instrumento apresentou um impacto positivo na identificação, na medida em que acessou diversos estudantes que, de fato, apresentaram potencial intelectual acima da média. Aponta-se, por fim, a importância de identificar e acompanhar os estudantes com AH/SD no âmbito acadêmico, visto que evidencia dados a respeito dessa população e permite que sejam desenvolvidas estratégias condizentes com o perfil dos estudantes. |
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