Aspectos neurológicos e psicossociais das pessoas com altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria de Lourdes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/721
Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir para a elucidação do tema altas habilidades/superdotação, abordando os critérios de identificação, os aspéctos neurológicos e sociais de alunos com altas habilidades/superdotação, e um rápido enfoque histórico sobre o assunto. Trata-se de uma revisão bibliográfica de diversos autores que se debruçaram sobre o tema nas últimas décadas. Especial atenção se dá às contribuições de Joseph S. Renzulli com a Teoria dos três Anéis e Angela M. R. Virgolim, que tão assertivamente transcorre sobre o tema destacando a identificação, o reconhecimento e o encorajamento de potencialidades. A lei de diretrizes e bases da educação (LDB) n° 9394/96, dispõe sobre a modalidade da educação especial, mas é a lei n° 13234/2015 que dispõe especificamente sobre o atendimento de alunos com altas habilidades ou superdotação. O século XXI surge como o século do potencial humano, onde o conhecimento se torna o principal ou talvez único diferencial entre as nações. Em base às pesquisas utilizadas na elaboração desse artigo, se evidencia uma preocupação em reconhecer e dar condições para que sujeitos dotados de habilidades superiores possam desenvolver suas potencialidades, não obstante aos limites da educação no Brasil tal qual se apresenta. Urge a necessidade de se munir com ferramentas estruturais e intelectuais para que esse objetivo seja atingido.
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